Observatório Nacional de Segurança lança vídeo no Dia Mundial das Vítimas de Trânsito

0 0

Com o intuito de conscientizar principalmente o público jovem, o Observatório Nacional de Segurança Viária produziu um vídeo para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito que é sempre celebrado no terceiro domingo de novembro de cada ano (em 2013 – 17 de novembro).

Visando chamar a atenção do maior número de pessoas, o vídeo foi postado na internet no último dia 11, com a seguinte mensagem: “Não são números. São vidas!”, para mostrar que, o comportamento das pessoas é que, na maioria dos casos, define as fatalidades. Para isso, atores de diversas faixas etárias foram vestidos e maquiados de “fantasmas”. Como adereço de mão, ganharam um volante, uma garrafa de bebida alcoólica, um celular, um capacete e uma bicicleta. Durante algumas tardes e noites do mês de outubro, em avenidas movimentadas da capital paulista, os fantasmas perambularam, chamando a atenção de quem passava.

O filme foi dirigido por Henrique Marchina, da Combo Filmes e contou com atores profissionais. “Nosso grande desafio era trabalhar o filme com uma dinâmica diferente, colocando a sociedade em conflito com tudo que está acontecendo no trânsito. A sociedade precisa ser protagonista e agente transformador no trânsito. Foi aí que surgiu a ideia da intervenção urbana. As expressões de pedestres e motoristas que acompanharam a intervenção foram as mais variadas: espanto, curiosidade, otimismo e reflexão. É lógico que a estatística de mortes e feridos por dia assusta. Mas, o que assusta muito é pensar que a sociedade está tratando vidas como números. É hora de mudar. Não são números. São vidas“, explica Henrique.

Sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Foi criado em 1993 por RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários. Desde então a RoadPeace, a Federação Europeia e as organizações parceiras, realizam essa paralização em todo o mundo. Em 26 de outubro de 2005, a Assembleia Geral Das Nações Unidas adotou a resolução 60/5 para melhorar a segurança viária no mundo. A resolução convida os Estados-Membros e a comunidade internacional para designar o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.

No Brasil, a cidade sede desse ano para a concentração do evento será Brasília – DF. Em outras cidades de todo o país também haverá homenagens.

Veja o filme

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *