O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos deve se reunir nesta sexta-feira, dia 10, às 15h30, com a General Motors, para discutir as demissões anunciadas em dezembro pela montadora. O encontro acontecerá na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo.
Na reunião, o Sindicato vai reivindicar a suspensão imediata das demissões, estabilidade no emprego para todos os trabalhadores da GM e investimentos na fábrica de São José dos Campos. Em 2013, foram assinados dois acordos entre empresa e Sindicato que previam um total de R$ 3 bilhões em investimentos na planta local.
O assunto também será colocado em pauta na assembleia dos trabalhadores, que será realizada hoje, na sede do Sindicato. Os metalúrgicos já estão em campanha nacional para pressionar a GM a reverter as demissões.
Em reunião realizada na segunda-feira, dia 6, com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o Sindicato cobrou do governo federal providências concretas para proibir que empresas beneficiadas por incentivos fiscais realizem demissões, como é o caso da GM. A partir dessa reivindicação, o ministro convocou a reunião de sexta-feira.