Com o objetivo de aperfeiçoar o serviço prestado pelo Disque Denúncia 181, o Instituto São Paulo Contra a Violência, reposicionou o serviço que agora recebe apenas denúncias de homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículos, outros tipos de roubo, procurados pela Justiça, sequestros e tráfico de drogas.
A mudança está sendo feita para alinhar o serviço com o www.webdenuncia.org.br e também porque grande parte das ligações recebidas eram para denunciar fatos que não são casos para a polícia. Segundo dados do Instituto 47% das ligações recebidas eram referentes a casos como violência intrafamiliar, barulho, assuntos da prefeitura ou de concessionárias de serviços públicos: buracos na rua, colocação de lixo e entulho em locais impróprios, falta de energia, etc. Além disso, o serviço também registrou que 20% das ligações deveriam ser feitas ao 190 da Polícia Militar, pois o crime estava acontecendo naquele instante.
Segundo o diretor da Regional da Região Metropolitana do Vale do Paraíba do Instituto São Paulo Contra a Violência, Kiko Sawaya, a mudança será para beneficiar a população. “Vamos otimizar o atendimento no 181, priorizando o registro de denúncias dos crimes mais graves, que são a maior preocupação da Secretaria de Segurança Pública e que causam mais sensação de insegurança na população”.
Ao ligar para o 181 para fazer outros tipos de denúncias, o cidadão será devidamente orientado pelos atendentes do Disque Denúncia, que continuará atendendo 24 horas e 7 dias por semana, mantendo o anonimato e o sigilo.