Felipe Fraga: o mais jovem a vencer na StockCar

0 0

Neste domingo, ás 10h30 foi dada a largada para a temporada 2014 da StockCar. A prova de abertura foi no templo sagrado de Interlagos, em São Paulo. A estreia da categoria em 2014 marca também a introdução de algumas novidades, porém 2 delas são as que mais chamam a atenção: a de ordem mais técnica é a troca de do câmbio manual sequencial pelo eletrônico de acionamento no volante, aquele de “borboletas” usado na Fórmula 1 e também no DTM, campeonato alemão de turismo. A outra é a prova de abertura ser com convidados.

Pilotos titulares desta temporada tiveram que convidar pilotos com experiência no automobilismo nacional e internacional para dividirem o cockpit de seus carros nesta prova inicial. Como resultado, tivemos em Interlagos argentinos, europeus e até australianos nestas duplas.

A corrida se dividiu da seguinte forma: 50 minutos de duração, com a troca de pilotos e pneus (esta opcional nesta parada) entre as voltas 13 e 16 (o que daria quase 30 minutos para titulares e 20 restantes aos convidados).

Para os titulares, porém, a diversão foi pouca. A largada foi limpa, porém a prova durou poucas voltas. Na 8º, Rubens Barrichello e Denis Navarro rodaram no S do Senna, sendo Navarro acertado em cheio por Victor Genz, Max Wilson e Allam Khodair. Os 4 carros abandonanaram e os reparos e limpeza na pista demoraram muito.

Já quase nos 30 minutos de prova realizados, as paradas para troca de pilotos foram autorizadas, e logo o pole position e líder da prova Caca Bueno levou seu carro para o Box e deixou ele com o argentino Pato Silva, atual campeão do Turismo Carretera em seu país. Seguido desta parada, veio do jovem talento Felipe Fraga, que deixou o carro para o experiente Rodrigo Sperafico, vice na Stock em 2007. Com estratégia bem feita, foi só esperar a parada de Marcos Gomes, Ricardo Mauricio e Felipe Lapenna, para assim assumir a liderança da prova, não largando mais ela.

Sperafico administrou muito bem sua vantagem para o holandês Jeroen Bleekemolen, convidado do “Expresso da Paraíba” Valdeno Brito. Com isso, venceu com até certa facilidade. Marcos Gomes passou seu carro para o argentino Mauro Giallombardo, que fez também boa prova fechando em 3º.

Além dos pilotos do pódio, alguns convidados se destacaram muito. Em 4º, fechou o velocíssimo australiano Mark Winterbottom, piloto da Ford na V8 Supercars em seu país. Ele era convidado de Sergio Jimenez na equipe Voxx. Outro que guiou muito foi o brasileiro Augusto Farfus Jr, atual vice campeão do DTM. Ele era convidado de Barrichello, que em prova atípica, errou muito e contou com a ótima pilotagem de Farfus para fechar a prova em 9º.

Uma dupla que se esperava mais era Ricardo Mauricio e o piloto da United Autosport nos EUA, o brasileiro Oswaldo Negri, porém o carro teve problemas em todo o final de semana, sendo que na corrida não foi muito diferente, fechando em 14º.

Prova bem disputada e convidados errando muito menos que os titulares, um show para quem viu in loco ou pela TV. Uma fórmula a ser aperfeiçoada já que 50 minutos se mostraram pouco tempo, principalmente quando se tem acidente e chuva.

Felipe Fraga se torna o mais jovem vencedor da StockCar em sua história, com apenas 18 anos, isso que ainda nem carteira de motorista ele tem. Jovem talento que tem tudo para se tornar também o mais jovem campeão da categoria. Vai ser divertida esta temporada 2014…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *