Arquivo Público de Jacareí ganha espaço para exposições e debates

0 0

A partir do dia 28, o Arquivo Público e Histórico de Jacareí contará com uma área para exposição e debates. A novidade faz parte da reforma realizada pela Fundação Cultural de Jacarehy, com o objetivo de melhorar o atendimento à população.

Para dar mais dinamismo ao novo espaço, foi criado o programa “Esse Arquivo tem História”, com debates e entrevistas sobre fatos que marcaram a história da cidade. A estreia será dia 27 de junho com o tema “Ninguém quis prescindir da glória de ter tomado parte na façanha”, sobre a questão do abolicionismo em Jacareí na década de 1880. No centro da discussão estará a historiadora Andressa Capucci, que nasceu e morou em Jacareí mas vive atualmente na Colômbia.

“A ideia do programa é mostrar o quanto o acervo do Arquivo é rico e pode produzir muito conhecimento sobre a nossa história, e não ficar só no aspecto folclórico”, comenta o diretor de Preservação da Fundação Cultural de Jacarehy, Alberto Capucci. “A historiadora Andressa, por exemplo, pesquisou no Arquivo para a sua tese de mestrado na USP. A proposta é esta: permitir que as pessoas que pesquisam no Arquivo possam compartilhar este conhecimento”, completa.

Além dos debates, estão programadas também exposições com o objetivo de despertar o interesse do público sobre a memória da cidade. A primeira exposição de fotos – “Nós, os outros” – tem início em 1º de junho e pode ser vista até o dia 30 de junho. São 30 fotos do acervo do Arquivo digitalizadas e ampliadas e que ilustram pessoas conhecidas e anônimas que fazem parte da história da cidade.

“Foram centenas, milhares de desconhecidos os responsáveis por fincar os alicerces não só dos prédios que ainda hoje vemos por aqui, mas também as bases do comércio, da educação, da cultura, da política… Eles, anônimos, são nossos bisavôs, avôs, pais e irmãos. E nós somos eles, num ciclo infinito onde passado, presente e futuro se fundem em um mesmo tempo histórico. A ideia é que, ao visitar a exposição, o munícipe possa interagir, reconhecer algum antepassado”, comenta a gerente do Arquivo, Cristiane Prizibisczki.

Serviço — A consulta ao acervo do Arquivo é pública e gratuita. Entretanto, não é permitido o empréstimo e a reprodução dos documentos. Em relação às imagens, é possível obter cópias digitais, mediante a entrega de CDs ou pen-drives.

Arquivo Público e Histórico de Jacareí — rua Alfredo Schürig, 300, Centro. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h. Informações: (12) 3953-4898(12) 3953-4898 .

 

Acervo – O acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí reúne mais 14 mil publicações (jornais, revistas, inventários, decretos, leis, entre outros) e 10 mil fotos que revelam histórias interessantes da cidade e da região.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *