Começa na segunda-feira a 2ª fase da vacinação contra HPV em Jacareí

0 0

A partir da próxima segunda-feira (1º), meninas de 11 a 13 anos matriculadas nas escolas de Jacareí vão começar a receber a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A ação, que começou em março com a aplicação da primeira dose, faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Governo Federal, com o objetivo de reduzir a incidência do câncer de colo de útero. A partir de 2015 a vacina passará a integrar o calendário nacional de vacinação e também será ofertada para meninas de 9 a 11 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 5.000 meninas. O departamento de Vigilância à Saúde definiu um cronograma para a visita nas escolas. As meninas que não quiserem esperar a visita na escola pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, com os documentos pessoais, e tomar a dose. Mais informações: 3955-9623.

O que é o HPV (Papilomavírus Humano) — Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
O vírus HPV é altamente contagioso. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contaminação é pela via sexual, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Vacina – A vacina é aplicada em três doses. A primeira dose foi em março, a segunda, agora em setembro, nas escolas e UBSs, e a terceira 60 meses (cinco anos) após a segunda dose, também na UBS mais próxima.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *