O Grande Prêmio de Singapura reservou uma corrida movimentada, demorada e que definitivamente, deu novos ares ao campeonato. Tudo começou já na classificação, no sábado, onde Hamilton tirou a pole de Rosberg por apenas 0s007. Na corrida, aquilo que parecia apenas uma boa volta de Hamilton sobre Rosberg se mostrou bem maior que isso, se mostrou um azar grandioso.
Um problema na célula eletrônica de comando (que fica centralizada no volante) antes da largada, fez com que Rosberg ficasse parado no grid ao pé que os outros carros sairam para a volta de apresentação, isso que ele já tinha trocado o volante. Ele foi recolocado para dentro da área de box e largaria de lá, onde trocou novamente seu volante.
Na largada, tudo limpo, sem toques ou maiores problemas, apenas Alonso acabou saindo na 1º curva e com isso, teve que devolver a 2º posição conquistada para Vettel devido este ganho inválido. Corrida rolava com pessoal próximo, e as McLarens de Magnussen e Button andando forte, pressionando as Williams de Massa e Bottas , tendo Kimi Raikkonen acompanhando este pelotão na luta pela 5º posição.
Lá atrás, Rosberg mal conseguia acompanhar a Caterham de Marcus Ericsson, o mais lento de todos os pilotos do grid. Isso se dava pela falha no volante, que agora pulava suas marchas em 2: fazia uma curva em 2º, quando acionava a aleta direita para subir marcha, subia direto para 4º, e dela para a 6º. Assim ele foi se arrastando até a 1º janela de troca de pneus, ao longo das 15 voltas iniciais. Ele também não tinha 1º marcha e com isso ficaria sem o limitador de box. Chegou se arrastando ao seu box e o 4º volante foi colocado em seu carro. Nesse momento, o azar foi de uma vez só. No restart do sistema, o carro não saiu do ponto morto, e assim fim de prova para o alemão.
Na pista, nada incomodava Hamilton na liderança, até uma disputa entre Adrian Sutil, da Sauber, e Sergio Perez, da Force India. Sutil deu uma leve fechada no mexicano, que teve seu bico danificado. Em direção aos boxes, o resto do bico de Perez se desfez na pista, sujando ela e obrigando a organização a colocar o Safety Car para trabalhar, isso já na metade das 61 voltas. Com isso, vários pilotos aproveitaram para fazer sua parada e usar o pneu macio, que durava mais, porém era mais lento que o super macio. Todos, menos Hamilton, que seguiu na estrategia de ficar na pista com o pneu mais macio do final de semana, e assim mais rápido.
A partir desta metade, as coisas começaram a esquentar, e para alguns pilotos, de maneira literal. Enquanto Hamilton levava seus compostos super macios na liderança, com pouco trabalho, a red Bull colocava com pneus macios Vettel em 2º e Ricciardo em 3º, sendo seguidos de perto por Alonso, outro que tinha na sua Ferrari pneus macios. Massa vinha de maneira consistente na 5º posição, e tinha Bottas com problemas para economizar pneus atrás, e segurando pelotão que tinha Vergne, da Toro Rosso, colado nele.
Enquanto Magnussen e Kvyat reclamavam de calor excessivo em seus cockpits, Button abandonava faltando pouco mais de 10 voltas para o fim. Já no 3º setor da pista, seu carro simplesmente apagou. Ao que parece, o sistema de segurança acusou algum tipo de sobrecarga no carro e por isso, desliga ele todo para evitar quebra de algum componente. Bandeira amarela apenas localizada.
Justamente neste momento, Hamilton entrou nos boxes e fez enfim a troca dos pneus obrigatória, usando agora os macios. Ele conseguiu voltar a frente de Ricciardo, e como tinha compostos novos em folha, não demorou nem 1 volta completa para ele encostar em Vettel e superá-lo, caminhando assim para a vitória que também lhe rendeu a liderança do campeonato.
Na última volta, ainda deu tempo de um pneu de Bottas furar, e assim ele acabar cruzando a linha de chegada apenas em 11º. Boa prova de Felipe Massa, que conseguiu um 5º lugar economizando pneus na parte final da prova. Os “esquentados” Magnussen e Kvyat conseguiram terminar a prova, porém o dinamarquês teve quimaduras leves devido o banco de seu carro ficar quente demais durante boa parte da prova. Diga-se ele ainda conseguiu arrumar 1 ponto no final.
A zona de pontos ficou da seguinte forma: 1) Hamilton ING – Mercedes; 2) Vettel ALE – Red Bull; 3) Ricciardo AUS – Red Bull; 4) Alonso ESP – Ferrari; 5) Massa BRA – Williams; 6) Vergne FRA – Toro Rosso; 7) Perez MEX – Force India; 8) Raikkonen FIN – Ferrari; 9) Hulkenberg ALE – Force India; 10) Magnussen DIN – McLaren.
O campeonato ficou desta forma após a prova em Singapura:
-
Hamilton ING – Mercedes 241
-
Rosberg ALE – Mercedes 238
-
Ricciardo AUS – Red Bull 181
-
Alonso ESP – Ferrari 133
-
Vettel ALE – Red Bull124
9. Massa BRA – Williams 65