Jacareí discute Plano Municipal de Mobilidade Urbana

0 0

A cidade de Jacareí começou a discutir a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, na noite desta terça-feira (25), no Instituto Técnico Federal de Jacareí, no Jardim Elza Maria, onde foi realizado o primeiro seminário com a participação de representantes do Poder Público, de entidades e da sociedade.

De acordo com a Lei Federal 12.587/2012, que define a Política Nacional de Mobilidade Urbana, todo município brasileiro com mais de 20 mil habitantes têm até 15 de abril de 2015 para apresentar seu plano municipal de mobilidade urbana. A cidade que não o fizer dentro do prazo estipulado ficará impedida de receber recursos federais destinados a obras dessa natureza.

Este primeiro seminário foi promovido pelo Instituto Técnico Federal e teve a participação de representantes da Prefeitura, como convidados. “No início de janeiro é que começaremos a realizar audiências públicas, apresentações e discussões com segmentos específicos e com a comunidade, para a elaboração do plano”, disse o secretário municipal de Planejamento, Valter Corbani, que esteve no evento junto com o prefeito Hamilton.

Em sua palestra o prefeito Hamilton, que é arquiteto, falou sobre propostas da Prefeitura para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e apresentou diversos dados sobre Jacareí, como PIB, orçamento e receita direta, população, quantidade de veículos e de empreendimentos comerciais, número de usuários do transporte público etc. “Além de definir o ideal de mobilidade urbana, o plano precisa apontar os meios necessários, os custos e os prazos para viabilizar e concretizar as propostas, a fim de atingir esse ideal de cidade que queremos”, disse o prefeito.

A estudante Paula dos Santos Burgomeister participou do seminário e comentou sobre suas impressões. “Gostei, achei esclarecedor e produtivo”, disse. “Nosso grupo está fazendo o projeto de iniciação científica e o trabalho é justamente sobre mobilidade urbana, então foi muito interessante ter participado do seminário, pois ajudou a embasar nossa pesquisa”, afirmou. Paula disse que seu grupo vai elaborar um plano de mobilidade urbana para Jacareí e apresentar na Prefeitura no início de 2015. “Pelo que pude entender, a elaboração do plano é um primeiro passo para atingirmos o ideal da cidade que desejamos”, concluiu Paula.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *