A arte de liderar pessoas

0 0

Ouvimos muitas pessoas dizerem que uma pessoa não se faz líder, já nasce assim. De certa forma elas têm razão. Há um conjunto de características pessoais, próprias de cada indivíduo, que formam a sua personalidade e são inerentes às pessoas.

São um conjunto de características que cada um carrega consigo e que fazem com que se diferenciem uns dos outros, essas características tem relação com a forma como as pessoas se orientam para o mundo, o percebem, o julgam e se inserem nele. Somando isso a sua cultura, ambiente social, familiar e influências diretas.

Algumas pessoas, neste conjunto de características pessoais, apresentam competências mais voltadas para a liderança, pois é comum nestas pessoas atitudes como tomar a frente em situações, defender os demais, assumir o comando. É possível perceber isso com facilidade e desde a mais tenra infância.

Porém, é importe frisar que estas competências envolvem comportamento, postura e atitude. E isso pode ser aprendido. As pessoas podem e devem desenvolver habilidades de liderança! Trabalhar estas competências ao adquirir novos conhecimentos, treinar habilidades e desenvolver uma atitude de maior iniciativa e controle, tanto de si mesmo, quanto para assim conseguir conduzir e influenciar os que estão a sua volta.

Muitos são os modelos e perfil de liderança, apresentados pelo mercado. Muitas são as técnicas e estilos divulgados como o “padrão ideal de liderança”. O que muitas vezes foge um pouco do real, haja vista que não existe perfil ideal de liderança, existe o perfil que dá certo, e cada um irá construí-lo com as referências que possui, os conhecimentos sobre o assunto, habilidades praticadas e postura pessoal.

Líder é a pessoa que se destaca num grupo porque gera confiança, influência positivamente e faz a diferença. É referência, pelo que é e pelo que faz. Cada um pode e deve desenvolver esse perfil.

E pra quem se desafia a tal exercício, sugiro começar a liderar a si mesmo, antes de liderar os demais… “Para ser líder é preciso um caráter forte o suficiente para fazer a coisa certa. Caráter é algo mais profundo do que personalidade. É a maturidade moral e o compromisso de agir corretamente com as pessoas.” (James Hunter)…

Não adianta nascer líder, muito menos se formar líder, o que faz a diferença é você se renovar como líder, a cada dia, a cada hora e em cada situação. Liderar é um processo contínuo e trabalhoso. Que começa por se auto liderar, e quem aprende este ofício, pode terminar por liderar todos à sua volta. Mesmo sem um cargo oficial ou função programada.

Hoje em especial, quero apresentar um exemplo de liderança a todos que leem esta coluna, meu querido amigo, companheiro profissional e eterno coordenador, Roberto Waltz, que muito melhor do que eu, conduzirá esta coluna a partir de agora.

Aproveitem seus textos, absorvam todo o conhecimento e ensinamento que ele tem a oferecer… e olha que isso não é pouco… eu farei o mesmo.

E se puderem, na medida do possível, leiam também a minha nova coluna: POTENCIAL HUMANO, que tratará de assuntos voltados ao conhecimento, aprendizagem, desenvolvimento pessoal e profissional, competências e tantos outros temas.

Aproveito para agradecer e desejar vida longa ao Nossa Jacareí, que nos dá a oportunidade de compartilhar ideias, informação e conhecimento. Sucesso sempre!!!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *