Jacareí comemora Folia de Reis neste domingo

0 0

Jacareí comemora neste domingo (11) o Dia da Folia de Reis, com a apresentação do grupo Os Filhos do Oriente no calçadão do Mercado Municipal, a partir das 10h. O Dia da Folia de Reis foi instituído como o segundo domingo de janeiro por lei municipal, com o objetivo de valorizar esta manifestação da cultura popular que atravessa séculos e é mantida por alguns grupos na cidade. Além dos Filhos do Oriente, existem mais dois grupos de Folia de Reis em atividade em Jacareí, ‘A Caminho de Belém’ e ‘Estrela do Oriente’.

O grupo Filhos do Oriente, que se apresenta no domingo, surgiu há 18 anos no Jardim Primavera. Em 2013, o líder do grupo, Luiz Gonçalves de Souza, recebeu o título de Mestre da Cultura Viva de Jacareí, concedido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, em reconhecimento pela dedicação em manter viva esta tradição da cultura popular.
Souza conhece a arte da Folia de Reis desde os 8 anos. “Com essa idade ingressei no grupo fundado por meu pai em Serrano (MG). Antes de ele falecer, pediu para que eu continuasse a tradição. Hoje o grupo mantém muitas coisas da época de meu pai, como a sanfona, que tem mais de 60 anos”, comenta Souza.

Além de manter viva a tradição de Folia de Reis, que chegou ao Brasil no século  XVIII, o mestre Souza também se preocupa em deixar pessoas que deem continuidade. “É uma tradição que pode acabar, por isso hoje já ensino para os meus netos”, completa. Entre os 25 integrantes do grupo Filhos do Oriente estão a esposa do mestre Luiz, Teresinha Souza, e três netos do casal: Carlinhos, 15 anos, Douglas, 13 anos, e Luiz Gustavo, 9 anos.

História — Festa religiosa de origem europeia, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil no século XVIII pelos colonizadores portugueses. Porém, enquanto em Portugal a festa tinha o objetivo de divertir o povo, entre os brasileiros a folia passou a ter um caráter mais religioso, marcando, para os católicos, também o fim dos festejos natalinos, quando são desfeitas as decorações natalinas, desmontados os presépios e guardados os enfeites de Natal.
Sendo uma das festas mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis é composta por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som da viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Os festeiros entoam versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *