Conheça o Sistema de Gestão Ambiental

0 0

O sistema de gestão a ser abordado nessa coluna é o Sistema de Gestão Ambiental. O meio ambiente, que tem ocupado boa parte das colunas de jornais e de revistas, além dos horários nobres das TV´s, é destaque nessa sessão, embora transcenda em muito a questão ecológica, constituindo-se em um dos patamares que garante a tão buscada sustentabilidade dos processos produtivos.

A norma que contém os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a ABNT NBR ISO 14001:2004, a qual descreve os procedimentos recomendados às empresas que desejam certificar-se nessa área e usufruir do status de ser uma empresa que se preocupa com os efeitos que seu processo produtivo, ou de prestação de serviços, exerce sobre o ambiente.

A base para o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental está na identificação dos aspectos e dos impactos ambientais envolvidos em suas atividades.

De forma simplificada, podemos definir aspectos ambientais como todas as atividades envolvidas no processo de produção, ou de prestação de serviços, que de alguma maneira interagem com o meio ambiente (ar, solo e água).

Também de uma forma simplificada, podemos definir impactos ambientais como as alterações provocadas ao meio ambiente, pela ação das atividades executadas pela empresa. Esses impactos, embora na maioria das vezes sejam considerados adversos, ou danosos ao ambiente, também podem ser benéficos, quando, no médio ou no longo prazo, trazem benefícios que compensem ou até ultrapassem os danos causados quando o impacto ocorreu.

De qualquer maneira, é quase impossível identificarmos uma ação produtiva que não exerça algum tipo de prejuízo ao ambiente, seja pela poluição causada, alteração do cenário natural, aumento do calor pela atividade produtiva, contaminação de reservatórios naturais etc.

Porém, sabemos que a produção de bens é necessária para o suporte da sociedade e, nesse caso, precisamos encontrar maneiras sustentáveis de interação com a natureza, o que significa, basicamente, usufruirmos hoje sem impedir que as gerações futuras também usufruam desses bens naturais.

Assim sendo, cabe ao SGA da empresa identificar claramente as interações de seus processos com os recursos naturais e, complementarmente, implantar sistemas que minimizem eses impactos e os compensem, de tal maneira a manter-se o melhor equilíbrio possível entre a produção e a conservação e preservação ambiental. Esses sistemas deverão ser efetivos e comprovadamente executados, pois também constituirão elemento essencial para o processo de certificação da empresa na área ambiental, o que por certo lhe abrir muitas portas para alavancar seu sucesso.

 

Prof Roberto C. Waltz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *