Jacareí disputa no Paraná a Taça ‘José Carlos da Paixão’ de futebol de salão clássico

0 0

Jacareí será representada na primeira taça ‘José Carlos da Paixão’ de futebol de salão clássico, no próximo final de semana (14 e 15), na cidade paranaense de Siqueira Campos. Quatro equipes vão disputar o torneio: do Paraná serão os times Barril e Serapio e do estado de São Paulo o Palestra de Jacareí e o Colorado, respectivamente campeão e vice-campeão paulistas no ano passado.

O técnico da equipe é Fernando de Oliveira Necci, o Japa, empreendedor do projeto Palestra Jacareí, que este ano foi contemplado pela Life (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte) e receberá recursos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não-Profissional). O projeto de Japa contempla as modalidades futebol de campo e futebol de salão clássico, que é diferente do futsal (leia texto abaixo). As equipes do projeto treinam no EducaMais São João e na quadra poliesportiva da Vila Formosa.

O time que vai ao Paraná tem seis atletas de Jacareí, três de Santa Branca e um reforço vindo de São Paulo: Thiago Negri, atleta da seleção brasileira. “A equipe, que já era bem competitiva, agora melhorou com o reforço de um jogador de seleção. Estamos indo ao Paraná em busca do título do torneio mesmo”, diz Japa.
Além das disputas entre os quatro times masculinos de Paraná e São Paulo haverá dois amistosos, um sábado e outro domingo, entre as seleções femininas dos dois estados. A organização é da Federação Internacional de Futebol de Salão e da Confederação de Futebol de Salão do Brasil, sediada em Jacareí.


Diferenças entre futsal e futebol de salão
— As diferenças entre as duas modalidades esportivas são sutis: no futsal os arremessos de lateral e de canto são cobrados com os pés, o goleiro pode jogar como os pés fora da área e são válidos gols marcados dentro da área. A bola utilizada no futsal também é mais leve.
Já no futebol de salão clássico os arremessos laterais e de canto são feitos com a as mãos e não valem gols feitos de dentro da área, de onde o goleiro também não pode sair para interagir com o time, nem mesmo jogando com os pés.

A regra do futebol de salão clássico traz ainda o cartão azul, em que o atleta punido fica suspenso do jogo em andamento mas pode atuar na partida seguinte. O cartão vermelho, usado nas duas modalidades, suspende o atleta do jogo em andamento e do seguinte. Outra diferença é que no futebol de salão clássico o atleta expulso – com cartão azul ou vermelho — pode ser substituído imediatamente. No futsal o atleta que recebe cartão vermelho só pode ser substituído depois de dois minutos de jogo corrido.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *