Comissão ouve secretário de Saúde sobre suposto desaparecimento de exames na Santa Casa

0 0

O Secretário Municipal de Saúde, Antônio de Paula Soares, esteve no Auditório da Câmara de Jacareí na tarde desta segunda-feira (13) para prestar esclarecimentos à Comissão Especial de Inquérito (CEI), a respeito do suposto desaparecimento de exames de pacientes da Santa Casa de Misericórdia que teria sido praticado por funcionários da unidade.

Em depoimento, Soares relatou aos membros da comissão que tomou conhecimento do ocorrido através de Meire Cristina Ghilarducci, superintendente do Próvisão, instituição filantrópica responsável pela gestão da Santa Casa de Jacareí, e que posteriormente procurou a delegacia de polícia para confeccionar um Boletim de Ocorrência.

“O fato já tinha acontecido e eu apenas tornei pública a informação”, afirma Soares. Questionado sobre a possibilidade de a superintendência da Santa Casa ter aberto um processo administrativo para apurar internamente o fato ocorrido, o gestor informou desconhecer o procedimento. “Acredito não haver necessidade, uma vez que o Boletim de Ocorrência já havia sido feito e a investigação policial iniciada”, comenta.

O vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) questionou sobre os prejuízos aos pacientes. “Quis saber do secretário se os exames perdidos foram refeitos porque os pacientes não podem ser prejudicados numa situação dessas”.

Soares  disse que todos os exames desaparecidos foram refeitos, muitos deles no mesmo dia. “Foram 18 exames de tomografia e outros de mamografia e radiologia, todos eles a Santa Casa contratou os serviços que foram realizados nos hospitais São Francisco de Assis e Antônio Afonso”.

Na opinião do relator da comissão, vereador José Francisco (PT), o encontro serviu para direcionar os rumos da comissão. “O secretário não sabia responder às perguntas que envolviam detalhes dos procedimentos internos da Santa Casa, então, por isso, iremos focar nossos trabalhos futuros em depoimentos de pessoas ligadas diretamente na gestão da unidade”, comentou o vereador.

Já para a presidente da CEI, vereadora Ana Lino (PMDB), as informações prestadas pelo secretário de Saúde foram importantes para definir o futuro das investigações e o cronograma de depoimentos.

“A partir do que o secretário nos disse, iremos convocar a superintendente da Santa Casa para prestar esclarecimentos sobre o suposto desaparecimento dos exames”, disse Ana Lino.

O depoimento da superintendente da Santa Casa de Jacareí, Meire Ghilarducci, deve ocorrer na próxima semana, ainda segundo a presidente da CEI. “Em função do feriado de Tiradentes, ainda não definimos se será na quarta-feira (24) ou na sexta-feira (26)”, afirma.

CONTEXTO – De acordo com Ana Lino, Soares foi o primeiro a ser ouvido pela comissão “porque o gestor foi o autor da denúncia”, afirma a parlamentar.

A denúncia do secretário foi feita durante entrevista concedida a uma rádio de Jacareí, no dia 20 de fevereiro. Em sua declaração, Soares afirmou que funcionários da Santa Casa teriam desaparecido com exames de pacientes, fato considerado pelo gestor como ‘sabotagem’, o que motivou inclusive a confecção de um Boletim de Ocorrência por parte da Administração Municipal.

Após a publicação das informações, os vereadores Arildo Batista (PT), presidente da Câmara, Ana Lino (PMDB), Edinho Guedes (PMDB), Hernani Barreto (PT), José Francisco (PT), Rogério Timóteo (PRB), Paulinho do Esporte (PMDB), Rose Gaspar (PT) e Itamar Alves (PTB) assinaram um requerimento que pedia a abertura da Comissão Especial de Inquérito para apurar os fatos.

No documento, aprovado pelos 13 vereadores em plenário durante sessão ordinária realizada no dia 04 de março, os parlamentares justificaram a instalação da comissão afirmando “tratar-se de fato específico nos termos do Regimento Interno da Casa Legislativa e das disposições da Lei Orgânica do Município de Jacareí”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *