Superintendente da Santa Casa afirma que mais de 18 mil exames desapareceram do local

Santa Casa
0 0

A superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, Meire Cristina Ghilarducci foi ouvida na tarde da última sexta-feira (24) pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o desaparecimento de exames de pacientes do hospital. Durante o depoimento, que durou cerca de duas horas, Ghilarducci informou aos parlamentares da comissão que o problema foi detectado em setembro do ano passado, com o início da apuração sobre o ocorrido.

“Foram encontradas limitações na segurança do sistema de software responsável pelo gerenciamento dos exames, e a partir disso fizemos um levantamento administrativo e decidimos registrar o Boletim de Ocorrência”, afirma Meire.

Após a notificação do caso à polícia, a administração da Santa Casa aprimorou o sistema de controle dos exames e contratou um novo software de segurança com senha e acesso restritos.

“O modelo do software anterior era aberto e permitia ao funcionário acessar o sistema a qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive de casa. A partir de então, as senhas passaram a ser restritas e permitem o acesso exclusivo a determinadas áreas”, explica Ghilarducci.

Segundo Meire, a partir da implantação das medidas de segurança, a superintendência do hospital orientou e capacitou os funcionários em relação aos novos procedimentos, “mas devido à falta de adaptação às novas regras, cinco funcionários foram demitidos e três pediram demissão”, relata. Ainda de acordo com Meire, eles estavam lotados nos setores de Administração e Técnico da Santa Casa, e ainda não é possível estabelecer uma relação de responsabilidade dos demitidos com os desaparecimentos dos exames, situação que poderá ser esclarecida a partir da conclusão do inquérito policial, em andamento.

Questionada pela presidente da CEI, vereadora Ana Lino (PMDB), a respeito dos danos causados pelo desaparecimento, a superintendente informou que notificou a empresa responsável pela execução dos serviços e solicitou que os exames fossem refeitos, sem ônus à Santa Casa ou à administração municipal. “Ao todo, foram refeitos 18.650 exames de imagem e cada um deles foi descontado do contrato com a empresa prestadora”, disse Ghilarducci.

Após o encerramento do depoimento, os membros da comissão decidiram convocar o administrador da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, Anderson Teodoro da Silva, para prestar depoimento na próxima quarta-feira (29), no Auditório da Câmara de Jacareí.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *