Gasolina e energia devem subir mais este ano

0 0

GASOLINAUma ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi divulgada nesta quinta-feira, 11, com previsão anual de altas expressivas, principalmente nos custos de gasolina e energia elétrica.

O Banco Central elevou a projeção para o aumento do preço do botijão de gás de 1,9% para 3% e o reajuste do custo de energia elétrica passou de 38,3% para 41%. No começo deste ano, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Essa alta foi repassada para os preços. Já a estimativa de alta no custo da energia elétrica em 2015 reflete do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Com medidas do governo postas em prática, a conta de luz dos brasileiros pode sofrer aumentos superiores aos registrados no ano passado. Diante da alta da tributação sobre gasolina e fim de repasses para a conta de luz, o Banco Central informou ainda que prevê, para o conjunto de preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros), um aumento de 12,7% neste ano.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *