São José restringe uso de Benzetacil

0 0

benzetacilA secretaria da Saúde de São José dos Campos enviou uma circular a todas as unidades da rede pública de saúde do município (UBSs, UPAs e hospitais) restringindo a prescrição da penicilina Benzatina (Benzetacil) apenas para casos de sífilis, inclusive em gestantes e seus respectivos parceiros, além dos pacientes com febre reumática.

Para garantir que a nova regra seja cumprida, a secretaria determinou ainda que as receitas com prescrição de Benzetacil deverão ser feitas em duas vias, a partir de agora: uma delas deverá ser encaminhada para a Vigilância Epidemiológica com a devida justificativa de uso, no verso.

A medida foi tomada seguindo as recomendações do CRT/Aids (Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids), da Secretaria Estadual da Saúde, que enviou um comunicado orientando os municípios a priorizar o uso da referida droga apenas para os casos de sífilis em gestantes, uma vez que todas as drogas alternativas para o tratamento não são eficazes para o feto e não previnem a transmissão vertical da sífilis.

Segundo o Ministério da Saúde, a crise de abastecimento da penicilina benzatina ocorre porque mudou o fornecedor da matéria-prima do medicamento, que é importada. Por conta disso, a oferta da penicilina benzatina está baixa, no mundo inteiro.

A benzetacil é a única droga eficaz para o tratamento da sífilis e a única capaz de evitar a sífilis congênita, que é quando a mãe passa a doença para o bebê, ainda durante a gestação.

Quando transmitida da mãe para o bebê, a sífilis pode causar má-formação do feto, com comprometimento neurológico.

Hospitais e clínicas particulares

A Secretaria da Saúde também encaminhará um ofício aos hospitais e clínicas particulares, orientando que preservem os seus estoques de Benzetacil apenas para os casos de sífilis.

Oferta baixa

A Secretaria tem tido dificuldades em encontrar o medicamento no mercado para aquisição. Desde maio do ano passado, foram abertas quatro licitações para a compra do produto, sem sucesso.

“Por conta disso, fizemos compras emergenciais e temos observado que, quando encontramos, o preço está bem mais alto. Para se ter uma ideia, em maio do ano passado, adquirimos o produto por R$ 0,47 a ampola. Em nossa última aquisição, no início da semana, pagamos R$ 14,78 a ampola”, disse o secretário.

Em São José dos Campos, o consumo de Benzetacil é de 54 mil ampolas por ano, o que corresponde a uma média de 4.500 ampolas por mês.

Entenda a Sífilis Congênita

Chamamos de Sífilis Congênita quando a doença é transmitida da mãe para o filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

A sífilis congênita pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida da criança. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal.

O diagnóstico se dá por meio do exame de sangue e deve ser pedido no primeiro trimestre da gravidez e último trimestre da gravidez e no parto. O recomendado é refazer o teste no terceiro trimestre da gestação e repeti-lo logo antes do parto, já na maternidade. Quem não fez pré-natal, deve realizar o teste antes do parto. O maior problema da sífilis é que, na maioria das vezes, as mulheres não sentem nada e só vão descobrir a doença após o exame.

Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Os parceiros também precisam fazer o teste e ser tratados, para evitar uma nova infecção da mulher. No caso das gestantes, é muito importante que o tratamento seja feito com a Benzetacil, pois é o único medicamento capaz de tratar a mãe e o bebê. Com qualquer outro remédio, o bebê não estará sendo tratado.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *