Teatro chega de ônibus às escolas de Jacareí

0 0
Foto: Cristina Reis/PMJ
Foto: Cristina Reis/PMJ

A EMEF Maria Thereza Ganassali, no Jardim Colônia, recebeu nesta quarta-feira (16), seis apresentações da companhia de teatro itinerante BuZum!, que viaja de ônibus por todo o país para levar teatro às crianças que estão nas escolas. “Energia” é tema do novo espetáculo da companhia, que será apresentada a alunos da rede municipal de ensino entre 16 e 29 de setembro. A nova criação do grupo teatral traz um texto inédito, que trata da importância da energia na vida das pessoas.
O BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão. O grupo recebeu o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.
Na peça, uma criança chega em casa após a escola e vai jogar videogame enquanto espera o jantar ficar pronto. Sua mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina conhecida e repetida diariamente por grande parcela da população. Enquanto essas ações se desenrolam, surge uma nova amiga para a criança. Ela é a Energia, que vem mostrar o quanto suas atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.
“Energia” é o oitavo espetáculo da companhia de teatro BuZum!, que conta com concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras. A peça mostra aos pequenos as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica.
A companhia de teatro itinerante completa cinco anos em 2015 com cerca de 6 mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades. O projeto tem o objetivo de levar teatro num ônibus adaptado para escolas públicas, e já circulou nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *