Jacareí tem dois casos de suspeita de H1N1

0 0

vacina-H1N1Os casos estão sendo investigados pela secretaria de Saúde de Jacareí, que no momento está sem o secretário, pois no começo da semana, Antônio de Paula Soares pediu exoneração do cargo.

Uma criança de oito anos está internada no Hospital São Francisco desde o início deste mês com sintomas da doença.

A outra suspeita recai sobre uma mulher de 58 anos que deu entrada no hospital Antônio Afonso no final de fevereiro. O quadro clínico dos dois é considerado estável.

Sintomas

Quais os sintomas da influenza A (H1N1)? 
A pessoa apresenta febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar o médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

Quando devo procurar um médico? 
A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. Em qualquer caso de infecção respiratória é preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar. É preciso ainda verificar se existem outras pessoas com os mesmos sintomas e recomendar o uso de máscara cirúrgica ou de lenço para proteger nariz e boca, ao tossir ou espirrar.

O que fazer quando surgirem os sintomas? 
No surgimento dos sintomas de gripe, como febre repentina acima de 38º, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e dificuldade de respirar, a pessoa deve procurar seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima. Após a avaliação clínica, o médico decide se há necessidade de internação. Neste caso, o paciente deve ser encaminhado aos hospitais definidos pela autoridade de saúde local para atender os casos de influenza A.

Se um paciente com síndrome gripal continuar com os sintomas da doença, mesmo com quadro leve, deve retornar ao médico? 
Sim. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, todo paciente, uma vez instalado o quadro de síndrome gripal, mesmo no quadro leve em que não haja indicação para internação hospitalar, a orientação é ficar atento a todos os sinais e sintomas de agravamento e, em persistindo ou piorando um sinal ou sintoma, nas próximas 24 horas a 48 horas, consecutivas ao exame clínico, ele deve retornar imediatamente a um serviço de saúde.

Como saber que os sintomas estão se agravando? 
Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados, se as asas do nariz estão batendo e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. Essas reações devem estar relacionadas aos sintomas comuns, como febre repentina (acima 38º), dor de cabeça, dificuldade respiratória, dores musculares e nas articulações, e coriza. Em qualquer uma dessas situações, procure seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima. Os casos graves ou de pessoas que façam parte do grupo de risco são tratados em hospital.

A influenza A (H1N1) pode provocar uma forma de pneumonia mais grave? 
Até o momento a influenza A (H1N1) não mostrou evidências para manifestação de uma pneumonia diferente do que a causada pela gripe comum.

O que faz o vírus quando provoca a morte de uma pessoa? 
Afeta órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.  

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *