Prefeitura responde críticas de pacientes sobre falta de médicos na Santa Casa

0 0

santa casafalta medicoNa noite de ontem (29) dezenas de leitores entraram em contato com o NJ, reclamando que a Santa Casa estava superlotada e com apenas um médico atendendo aos pacientes.

A leitora Valdirene Freitas foi uma das pacientes que reclamou da demora no atendimento. “Tem mais de 100 pessoas aqui e apenas um médico. Estou com sintomas de H1N1 e pelo visto vou morrer aqui sem atendimento”, disse ela.

O NJ tentou contato com a prefeitura, que respondeu hoje (30), através de nota.

Veja na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Jacareí esclarece que não procede a informação de que um único médico estava atendendo no PS (Pronto Socorro) da Santa Casa de Misericórdia nesta terça-feira (29).

No PS da Santa Casa de Jacareí é feita uma triagem dos pacientes, classificando-os conforme a gravidade de cada caso, para ordenação do atendimento. Nos casos considerados de emergência, com risco iminente de morte, o paciente recebe pulseira vermelha e o atendimento tem que ser imediato. Nos casos considerados de urgência (fraturas, cortes, lesões, mas sem risco iminente de morte) o paciente recebe pulseira amarela e o atendimento deve ser feito em, no máximo, 30 minutos. Nos demais casos (mal estar, dor de cabeça etc) o paciente recebe pulseira verde.

O efetivo normal da Santa Casa é de três clínicos gerais nos períodos da manhã e da noite. À tarde são quatro. Além destes há dois cirurgiões, dois ortopedistas e um pediatra, todos plantonistas.

A Santa Casa enfrentou nesta terça-feira (29) um excesso de demanda, principalmente de casos emergenciais, que precisam de atendimento imediato. Com isso, boa parte dos médicos ficou ocupada, fora da visão dos pacientes que aguardavam atendimento no setor de espera. Os pacientes que chegam de ambulância entram pelos fundos, sem serem vistos também pelos que aguardam.

Para agilizar o atendimento a Santa Casa adotou o sistema de triagem já mencionado, o que já reduziu o tempo de espera dos pacientes. Também para agilizar o atendimento está em construção no bairro Avareí, em fase final de obras, o novo Pronto Socorro Municipal da cidade, que será entregue ainda este ano”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *