Você sabe o que é a Gerontologia?

0 0

envelhecimento

*Por Ana Sílvia Varella Bagattini
Gerontóloga

Bom, antes de ir ao ponto… queria descrever em poucas palavras a imensa felicidade de falar um pouco sobre a minha formação. A qual ainda é um pouco desconhecida. Entre milhares de perguntas, do tipo: “ Geronto o que? Odontologia? Como que fala? O que você faz? Vai trabalhar com velhos? ” São essas perguntas que nunca me fizeram desistir, a minha sede de espalhar esse conhecimento, essa profissão, sempre foi maior. Mas vamos lá, você deve estar questionando o que é a Gerontologia, certo?

 

De uma maneira bem simples de entender,

gero = envelhecimento + logia = estudo” É a ciência que estuda o envelhecimento humano, em suas dimensões biológica, psicológica e social. Buscando compreender a velhice e envelhecimento normal e patológico. Estudamos todo o curso de vida associado ao envelhecimento.

 

Quem se forma em Gerontologia, é chamado de Gerontólogo(a)!

 

Buscamos então, atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. Através de planejamentos e projetos que visam sempre o seu bem-estar. Atuando no combate ao preconceito, mitos e estereótipos. Temos um grande leque de atuação no mercado de trabalho, desde gestão de casos, consultorias, educação profissional, criação de leis, projetos, programas educativos, atendimentos domiciliares, trabalhos em grupos específicos, cuidados paliativos, e muito mais!!

 

O gerontólogo cria, gera, desenvolve e avalia formas de apoio aos idosos, cuidadores e familiares. Realizando sempre a gestão da atenção ao envelhecimento e velhice.

 

A graduação em Gerontologia chegou ao Brasil em 2005, sendo pioneira pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. (A qual me formei!!) Após, em 2008 o bacharelado em Gerontologia passou a ser oferecido na Universidade de São Carlos (Ufscar), ambas com o objetivo de formar um profissional generalista, com visão interdisciplinar. Diferenciando um pouco em sua grade horária, o bacharelado na USP tem o foco para a Gerontologia social, e na Ufscar, para a área da saúde.

 

E porque estudar Gerontologia?

Em uma frase, para nós, bem clichê: “ O aumento da expectativa de vida e a diminuição da natalidade e o acelerado processo de envelhecimento da população brasileira”. Está correto, mas não só isso. O Brasil é um país em desenvolvimento, temos muitas necessidades sociais e de saúde como: pobreza, analfabetismo, pouco acesso aos serviços, número insuficiente de programas para a população idosa, ausência de políticas voltadas para a prevenção e promoção de saúde, entre outros. Esse é o maior desafio da Gerontologia, buscar e garantir que a velhice e o processo de envelhecimento sejam de qualidade e assistidos.

Qualidade de vida e vida longa, é o que eu desejo!

 

E hoje, dia 24 de Março, comemoramos o dia do Gerontólogo! Essa data teve um marco importante, foi a colação de grau da primeira turma de bacharel em Gerontologia na USP. Temos muito o que comemorar, cada pequeno passo, é uma vitória a todos nós!

 

 

“ Ser Gerontólogo é entender que a coisa mais moderna que existe é envelhecer.”

(ANTUNES et al, 2010)

 

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *