Atenção domiciliar: cuidador de idosos

0 0

* Por Ana Sílvia Varella Bagattini

ana silvia.pngApesar dos esforços para garantir uma velhice ativa e saudável, nem sempre os idosos conseguem chegar à velhice com independência. Muitos se tornam frágeis e dependentes nessa fase da vida.

A atenção domiciliar é uma modalidade de cuidados prestada em domicílio por profissionais da saúde e/ou da assistência social. É caracterizado pela realização de ações que visam atender as necessidades dos indivíduos. Essa atenção é destinada para indivíduos que apresentam alguma dificuldade, para isso os pacientes precisam saber quais são os problemas, para poder auxiliar o profissional. Para que promovam estímulos e reabilitam a saúde. É de extrema importância que os familiares interajam com o profissional, para melhores resultados.

Diversos são os aspectos, que merecem atenção especial para promover o cuidado dos idosos em domicílio. São eles; a alimentação, medicação, quedas, higienização do corpo e bucal, cuidados com a pele, lazer, vestuários, trabalhar cognição entre outros. O cuidador de idoso, em seu curso profissionalizante, aprenderá as melhores formas e cuidado para lidar com cada situação.

Quando falamos de idosos dependentes e frágeis, a procura por esses profissionais é indispensável quando a família apresenta dificuldades em cuidar do idoso.

O profissional cuidador está em alta, e há uma grande procura no mercado. É uma opção em que geralmente a família prefere, por ter um custo menor, do que manter um idoso em instituições de longa permanência, vulgo casa de repouso, que são bem mais caras.

Para a família tomar essas decisões torna-se algo difícil, e surge sempre as mesmas perguntas! Quem devo contratar? Como sei que é confiável? Digo sempre que primeiramente, todos da família tem que ter boa vontade e um bom planejamento. Não deve ser feita de forma espontânea já que estamos diante de uma grande responsabilidade!

Faça a você e a sua família as seguintes perguntas: Todos na casa estão preparados para receber uma pessoa nova em casa?  Estão cientes dos novos gastos? No início, terá alguém para acompanhar o profissional e explicar tudo sobre o idoso e a rotina da casa? Se o idosos precisam de ajuda para se locomover, o cuidador está fisicamente preparado para isso?

Essas são as principais questões para se pensar, antes de contratar o profissional. E pode acertar na escolha de primeira, ou na segunda, terceira.. Não é tão simples, é preciso sempre analisar sua formação e locais que trabalhou anteriormente, para que possa ter recomendações. É um trabalho muito delicado, que demanda muita paciência, dedicação e amor, pelos nossos idosos.

Espero ter ajudado um pouco! Estou sempre aberta para dúvidas!!

Um ótimo feriado a todos!!

 

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *