“Com planejamento e disciplina é possível sair das dívidas”, afirma gestora financeira

0 0

dividasO primeiro trimestre de 2016 não tem sido fácil para o brasileiro. Segundo dados do IBGE, a inflação acumulada nos últimos 12 meses ultrapassou a casa dos 9%.

O desemprego está aumentando e pode chegar aos 11% da população, também conforme o instituto. O número de consumidores que não conseguem pagar suas contas em dia chegou a 58,7 milhões de pessoas em março, conforme pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Para completar, as taxas de juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, que são as modalidades mais comuns de crediário, batem nos 293,9% e 447,5% ao ano, respectivamente, segundo dados do Banco Central. Num ambiente econômico bastante conturbado como o atual, o brasileiro vê seu poder de compra ser corroído a cada dia. E se existe um lado bom nessa história é que este cenário está obrigando as pessoas a aprenderem a administrar seu dinheiro para saírem das dívidas. E isso implica, também, mudanças de comportamento. “É preciso diferenciar com clareza o que é necessidade e o que é desejo”, explica a gestora financeira Nilma Oliveira. “Este é um momento difícil, em que é necessário administrar bem as receitas e despesas, de forma que seja possível cumprir as obrigações financeiras e, também, formar um fundo de reserva para contornar imprevistos”, complementa.

Nilma aponta que a gestão financeira pessoal é o primeiro passo que deve ser dado por quem quiser sair das dívidas. Segundo ela, a análise, o planejamento, o controle e a organização são fundamentais para o sucesso nessa empreitada. “É indispensável saber no que se gasta o dinheiro, quando isso é feito e os motivos que levam ao gasto”, diz. “Essas informações são essenciais para ter maior controle sobre o dinheiro e, também, são dados importantes para renegociar as contas e sair do endividamento, mantendo o nome limpo no mercado”, finaliza.

Para aprofundar essa discussão e mostrar as possibilidades da gestão financeira pessoal, a consultora fará uma palestra gratuita no auditório da Câmara Municipal de Jacareí, nesta sexta-feira (15). O encontro, promovido pela Escola do Legislativo, começará às 9h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3955-2216 ou pelo e-mail [email protected]

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *