
* Por Ana Paula Ferreira
Sabe aquele dia em que você pode dormir até mais tarde, mas acorda exatamente às 6hs? É o ritmo circadiano (ou relógio biológico) em ação. Apesar da vontade de continuar a dormir falar mais alto, acordar no mesmo horário todos os dias é um bom sinal. Quer dizer que o seu “reloginho” interno está funcionando adequadamente.
O relógio biológico secreta hormônios ao longo do dia e regula várias funções, como apetite, crescimento e sono. É influenciado pela luz e também pelos nossos hábitos diários. Um dos hormônios secretados por influência do relógio biológico é a melatonina, por exemplo. Ela é responsável por nos deixar sonolentos, por isso sua produção é maior durante a noite. Em crianças, o hormônio do crescimento é liberado em quantidades maiores durante o sono, por isso uma criança com distúrbios de sono pode ter o desenvolvimento prejudicado.
Para manter o bom funcionamento deste ciclo é necessário estabelecer horários regulares para as refeições e sono. Porém, nem sempre o nosso estilo de vida é compatível com o relógio biológico. Ou, mesmo que seja, nem todas as pessoas conseguem dormir com facilidade. A falta de sono pode ter várias causas, desde excesso de compromissos a problemas neurológicos. Já as consequências são bastante similares, como irritabilidade, dificuldade de concentração, problemas de saúde e ganho de peso.
E então, o que fazer para ter uma noite mais saudável? A verdade é que geralmente não podemos nos dar ao luxo de fugir das responsabilidades diárias. Mas existem algumas dicas clássicas que podem ajudar a melhorar substancialmente a qualidade do sono:
- Faça exercícios físicos durante o dia e exercícios de relaxamento antes de dormir;
- Afaste os eletrônicos (TV, celular, computador, tablet, entre outros) na última hora do dia. Substituí-los por um livro é uma boa alternativa para que o sono chegue mais rápido;
- Tome banho quente antes de deitar;
- Evite cafeína, nicotina, álcool e grandes refeições antes de dormir;
- Faça um suco ou chá de alface. Existem algumas receitas disponíveis na internet, é simples e rápido de preparar;
- Tome um copo de chá ou leite morno. Escolha um chá com propriedade calmante, como a camomila, erva doce e cidreira;
- Mantenha o quarto arejado e numa temperatura agradável;
- Só tome medicamentos para dormir com indicação médica. O que é bom para o seu amigo(a), pode não ser bom para você;
- Faça exercícios de inspiração e expiração;
Vale lembrar que, uma vez ou outra, todos tem dificuldade para dormir. Mas a falta de sono frequente não é normal, devendo-se procurar um especialista que investigue as causas da insônia e oriente para o tratamento adequado.
Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ