Tecnologia: Cidades inteligentes facilitam a vida do cidadão

0 0

Quando falamos em tecnologia, o que te vem à cabeça? Computadores, vídeo game, aplicativos para smartphones? Pois é, esse termo “tecnologia” está de fato, muito relacionado com as ‘maravilhas do mundo moderno’.

A tecnologia está aplicada em praticamente tudo que vivenciamos em nosso dia a dia. Desde apertar o botão do controle remoto da Tv até passar o bilhete único no ônibus ou no metrô. Emprega-se ‘ali’ um determinado tipo de tecnologia, que só existe para facilitar nossas vidas.

Mas, e as cidades? Com os grandes centros urbanos não poderia ser diferente. Hoje precisamos de cidades mais inteligentes, com soluções que facilitem o dia a dia com segurança, modernidade e praticidade.

E este foi o tema discutido no Connected Smart Cities, evento realizado no mês passado no Rio de Janeiro, que contou com a presença de 943 participantes, entre patrocinadores, apoiadores e seminaristas.

banner
Connected Smart Cities realizado no Rio de Janeiro no mês de julho

Foram apresentados 31 painéis divididos em 4 palcos simultâneos reunindo ao todo 104 palestrantes que fomentaram as discussões para o desenvolvimento inteligente das cidades brasileiras nos eixos de Urbanismo, Inovação Social, Mobilidade, captação de recursos, Energia, Governança, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente, Segurança, Empreendedorismo e Economia Criativa.

E tratando-se de segurança, todo e qualquer assunto que envolva a prevenção e salvamento de vidas é de extrema importância. Uma tecnologia que chamou bastante atenção foi a empregada na ampola com líquido Wet Chemical Bonpet, utilizada para extinção de incêndio, inofensiva às pessoas e ao próprio meio ambiente. Suas propriedades são capazes de impedir a continuidade da combustão e reduzir as temperaturas na área afetada.

Do ponto de vista da segurança é fantástico pois o dispositivo contém e elimina as chamas sem a presença e manipulação humana, tratando-se ainda de uma solução econômica, fundamental em tempos de crise que vivemos.

Cidade_Jacarei
Vista aérea da região central de Jacareí 

Este mecanismo utiliza os princípios da tecnologia Iot Internet of Things, com chips M2M. Máquinas ‘conversando’ com máquinas por meio da internet, sem intervenção humana, um belo exemplo de inovação. É a tecnologia empregada no combate e prevenção de incêndios, que pode ser utilizada nos diferentes organismos de uma cidade, como hospitais, shoppings centers, supermercados, escritórios, empresas, colégios entre outros setores.

Uma cidade segura e conectada para o bem e satisfação da população é o que desejamos. Mas este é um trabalho dinâmico, que tem no progresso uma palavra de ordem. Cidades mais inteligentes orientam o crescimento econômico e sustentável e claro, a prosperidade de seus cidadãos. Se a demanda cresce, e o orçamento fica apertado, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes. E você jacareiense, acha que a sua cidade oferece soluções inteligentes aos seus cidadãos? Comente em nossas redes sociais!

NJ, aqui a informação vai até você!

*por Redação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *