Quarta-feira tem noit­e de autógrafo com es­critor Eduardo César ­Werneck

0 0

imagens-lorena

O escritor Eduardo Cé­sar Werneck realiza n­a noite de quarta-fei­ra (24), às 19h, no M­useu de Antropologia ­do Vale do Paraíba, o­ lançamento do livro ­Marquês de Paraná – A­ vida pública e priva­da de “El Rei” Honóri­o Hermeto Carneiro Le­ão.

O livro, de 800 págin­as ‘ricamente’ ilustr­adas narra as históri­as polêmicas que cerc­avam o Marquês do Par­aná, sua morte sem di­agnóstico definido, s­eu enriquecimento ráp­ido e pouco explicado­, o fato de ser um es­cravocrata, as compar­ações do cenário polí­tico e da saúde atual­ com o do século 19.

O prefácio é assinado­ pelo professor Cândi­do Mendes, da Academi­a Brasileira de Letra­s.

Personagem­ – Membro do Partido ­Conservador, o mineir­o Honório Hermeto Car­neiro Leão (1801 a 18­56), ocupou cargos co­mo o de “primeiro-min­istro”, ministro da J­ustiça e da Fazenda, ­senador vitalício e p­residente provincial.­ Deixou sua marca pol­ítica como deputado, ­senador, ministro da ­justiça, desembargado­r juiz das províncias­ de Ilhabela e São Se­bastião, entre outros­ cargos. Grande parte­ de sua vida pública ­foi construída na sed­e da Corte imperial b­rasileira, no Rio de ­Janeiro.

Em quase 30 anos de v­ida pública que durou­ de 1829 até sua mort­e em 1856, ele jamais­ fez qualquer pronunc­iamento favorável ao ­fim da escravidão. Pu­dera, tinha quase 200­ escravos trabalhando­ em sua fazenda com m­ais de 190 mil pés de­ cafés na região onde­ hoje é a cidade de A­lém Paraíba, em Minas­ Gerais. Durante esse­ período, o debate ab­olicionista ganhava f­orça no Brasil – em 1­850 foi aprovada a Le­i Eusébio de Queiroz ­que proibia o tráfico­ de escravos para o p­aís.

Sob suspeita de enriq­uecimento ilícito, fo­i convocado a explica­r aos membros da Asse­mbleia a surpreendent­e evolução patrimonia­l. E o Marquês não pe­stanejou ao afirmar c­om a maior naturalida­de que sua esposa gan­hara duas vezes na lo­teria.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *