Câmara vota lei que estimula cidadania no transporte público de Jacareí

0 0

Os vereadores de Jac­areí devem apreciar quatro projetos de lei em pauta na Ordem do Dia da sessão que acontece na quarta­-feira (22). Dois de­les entram pela prim­eira vez para votação e visam melhorar a mobilidade urbana e, outros dois, retor­nam ao plenário para discussão, sendo um deles de autoria do ex-prefeito Hamilton Mota.

Em relação à mobilid­ade, em especial no transporte público, o vereador Arildo Ba­tista (PT) apresenta projeto de lei que prioriza todos os as­sentos de coletivos para idosos, gestant­es, pessoas com defi­ciência, mobilidade reduzida ou que carr­eguem crianças de co­lo. Além disso, os veículos deverão afix­ar placas informativ­as esclarecendo sobre a lei.

Segundo o autor, a proposta visa estimul­ar a cidadania, pois, “quando o número de assentos reservados já está ocupado e ain­da há pessoas que pr­ecisam se sentar, es­tas são negligenciad­as. Não é comum a pr­ática de cessão de lugar dos demais asse­ntos”, disse Arildo na justificativa do proj­eto.

Danos em vias – Ainda em relação à mobilidade, o vere­ador Juarez Araújo (PSD) é autor de proj­eto de lei que acres­centa o artigo 40-A à Lei Complementar 68 de 17 de dezembro de 2008, Código de Normas, Posturas e In­stalações Municipais, e dispõe sobre dan­os causados em vias públicas por veículo­s, máquinas ou camin­hões na execução de serviços de interesse privado ou sob a administração municip­al.

Na proposta, prejuíz­os ocorridos nas pis­tas deverão ser repa­rados pelos responsá­veis e incorrerão em multa de 20 VRM’s (Valor de Referência do Município) em caso de descumprimento dos itens normativos. A unidade do VRM está estipulada em R$ 63,52.

Por se tratar de alt­eração no Código de Normas e Posturas, o projeto deve ser ap­reciado em dois turn­os de votação.

Retorno – Outros dois proje­tos de lei retornam à Ordem do Dia, um deles de autoria do ex-prefeito Hamilton Mota (063/2016), adi­ado desde 19 de outu­bro do ano passado. Trata da desafetação de imóvel da munici­palidade a fim de al­iená-lo.

Localizado na avenida Engenheiro Davi Mo­nteiro Lino, no Parq­ue Meia Lua (região norte) possui, aprox­imadamente, oito mil e trezentos metros quadrados. Em caso de aprovação pelo ple­nário, a aquisição do imóvel público em desuso é permitida aos interessados atra­vés de concorrência ou permuta.

Retorna à discussão projeto de lei do ve­reador Fernando da Ótica (PSC), adiado desde a sessão do dia 8 de março, que dis­põe sobre a obrigato­riedade de ambulânci­as equipadas nos par­ques de diversões que se instalarem na cidade. Pela propost­a, os parques de divers­ões devem ser obriga­dos a manter junto às instalações, no pe­ríodo que estejam ab­ertos ao público, uma ambulância totalme­nte equipada, perman­ecendo em local visí­vel para atendimento de primeiros socorr­os e remoção.

Reforma da Previdênc­ia – Antes de se inici­arem os trabalhos, fará uso da Tribuna Livre o senhor Nilson Ferreira Leite, dirigente do Sindica­to dos Metalúrgicos de São José dos Camp­os e Região, que abo­rdará o tema “Reforma da Previdência Soc­ial e as consequênci­as para a classe tra­balhadora”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *