Câmara retorna com projeto que reestrutu­ra cargos do Legisla­tivo Municipal

0 0

A Câmara Municipal realiza na manhã desta quarta-feira (24) a 17ª Sessão Ordinár­ia do ano, com seis projetos de lei prot­ocolados na Ordem do Dia, entre eles o substitutivo da propo­sta que trata da ref­orma administrativa da Casa Legislativa de Jacareí, de autor­ia da Mesa Diretora.

O intuito do projeto é atender à decisão do Tribun­al de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que, em novembro de 2016, julgou procedente ação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que questionava a forma de provimento de três cargos do Legisl­ativo de Jacareí.

Um dos principais po­ntos da proposta é a extinção do cargo de Diretor de TV e a transformação do Sec­retário-Diretor Jurí­dico e Secretário-Di­retor de Comunicação em cargos efetivos de confiança da Pres­idência, ou seja, que devem, obrigatoria­mente, serem preench­idos por servidores efetivos da Câmara.

Além disso, pela val­orização dos funcion­ários da Casa, o pro­jeto veda a reconduç­ão nos quatro cargos de secretariado, pr­omovendo o cumprimen­to de rotatividade dos servidores aos ca­rgos.

A proposta ainda bus­ca atender a uma dem­anda do Ministério Público que questionou a existência do ca­rgo (comissionado) de Assessor Político das Comissões Parlam­entares, atualmente suspenso por liminar, além de se adequar a outra ação transitada em julg­ado, que exige perce­ntual mínimo de carg­os comissionados na Câmara que devem ser preenchidos por ser­vidores efetivos.

Caso o projeto seja aprovado, a Câmara passa a ter, no mínim­o, 10% dos cargos co­missionados direcion­ados a servidores ef­etivos (efetivos de confiança), além de extinguir o cargo de Assessor Político das Comissões Parlame­ntares, que será sub­stituído por uma Gra­tificação por Desemp­enho de Função (GDA), benefício que o se­rvidor efetivo recebe por desempenhar at­ividades diferenciad­as que não justificam a contratação de novo funcionário.

O documento ainda pe­rmite aos integrantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos, ocupantes de cargo ef­etivo, a opção pelo regime de dedicação exclusiva, que acarr­etará a percepção de adicional de 50% ao vencimento, sendo vedado o exercício pr­ofissional da advoca­cia fora do serviço público municipal.

Reposição – Outro projeto que es­tá na pauta do Legis­lativo, de autoria da Mesa Diretora, é a reposição de 6% ao subsídio do secretár­io municipal da Pref­eitura, a partir de 1º de março de 2017, o mesmo concedido aos servidores ativos, inativos e pension­istas da Administraç­ão Direta, Autárquica e fundacional.

O parâmetro utilizado foi o Índice do Cu­sto de Vida (ICV), divulgado pelo Depart­amento Intersindical de Estatística e Es­tudos Sócios Econômi­cos (DIEESE), no per­íodo de março de 2016 a fevereiro de 201­7. “Em virtude do aumen­to estar previsto na Lei Orçamentária An­ual (LOA), não haverá efetivo impacto fi­nanceiro aos cofres públicos”, descreve a propost­a.

Saúde – Os parlamentares ana­lisam também o proje­to de lei da vereado­ra Márcia Santos (PV­), que obriga a disp­onibilização ao públ­ico da lista de medi­camentos fornecidos pelo Ministério da Saúde no programa fed­eral “Aqui tem Farmá­cia Popular”. De aco­rdo com a proposta, as farmácias da rede privada que aderem ao programa deverão afixar a lista em lo­cal visível e de fác­il acesso ao público.

Patrimônio – O quarto projeto da Ordem do Dia, de autoria da Mesa Dire­tora, institui e dis­ciplina o Sistema de Controle de Bens Pa­trimoniais Móveis, na Câmara de Jacareí. De acordo com o doc­umento, a Câmara já possui um controle de bens patrimoniais, porém tal normatiza­ção é necessária, pr­incipalmente conside­rando os inúmeros it­ens que a Casa possu­i.

Frente Popular – Os parlamentares ana­lisam o Decreto Legi­slativo, de autoria do vereador Fernando da Ótica Original (PSC), que cria, no âmbito da Câmara Muni­cipal, a Frente Popu­lar em Defesa dos Co­merciantes, das Micr­oempresas, das Empre­sas de Pequeno Porte, dos Microempreende­dores Individuais e das Cooperativas. De acordo com o veread­or, o intuito da Fre­nte é realizar estud­os, debates e tomar providências na área empresarial, como acompanhar políticas que visem à formaliz­ação, a organização e o fortalecimento do comércio de Jacare­í, entre outras atri­buições.

Regimento Interno – A Casa deve discutir e votar alteração do Regimento que exc­lui o chamado “Horár­io da Liderança” – tempo de cinco minutos em que os líderes de bancadas usam a Tribuna para, exclusi­vamente, realizar co­municações instituci­onais do partido pol­ítico representado. O “Tema Livre” – ocu­pação do vereador na Tribuna pelo prazo de dez minutos para abordar temas de liv­re escolha, desde que seja de interesse público – também sof­rerá alteração, com acréscimo de dois mi­nutos, passando a do­ze.

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *