
No final do mês de julho, o Colégio Anglo participou da VI Simulação das Nações Unidas do Colégio Naval (IV SINAv). O evento aconteceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de oito alunos do Ensino Médio do Anglo de Jacareí.
A simulação é um evento que visa conhecer o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), estimula a pesquisa, a construção do conhecimento, além de expor os estudantes ao ambiente diplomático em que é administrada a política internacional.
Os alunos de ensino médio e superior de várias regiões do Brasil que participaram da SINAv, tiveram a oportunidade de debater pontos de vista, representando algum país ou personagem, desenvolveram habilidades de argumentação como fazem os diplomatas diante das grandes questões internacionais para tentar solucionar os conflitos.
A simulação Naval foi constituída por três comitês, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que discutiu a questão das armas químicas na Síria; a Segunda Conferência de Berlim, revivendo os fatos que antecederam a Primeira Guerra Mundial; e o Comitê Ambiental e Energético, com a questão da construção da Usina de Belo Monte.
Para a professora de simulações da ONU do Anglo, Paula Gonçalves, simular é mais do que encenar um diplomata. “Participar da simulação permite aos alunos abrir novos horizontes, saber argumentar e conhecer os temas para fugir do senso comum. É impossível alguém simular e não sentir a diferença em si”, afirma Paula.
A professora contou também que, no final deste ano, ainda sem data prevista, os alunos irão participar de outra simulação, desta vez com o exército, no Colégio Militar de Salvador, na Bahia; e em janeiro de 2018, o Colégio Anglo de Jacareí realizará sua própria simulação.