“Desde o primeiro ano da campanha, conseguimos captar muitos casos de câncer de próstata, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças que não chegavam ao conhecimento dos profissionais da unidade básica, não permitindo o início dos tratamentos e cuidados. Com isso, além do homem, nós podemos cuidar da saúde de toda família. O vínculo com a comunidade nos permitiu mudar a lógica de cuidado e proporcionar um cuidado integral de saúde, que, com o dia D, se ampliará para toda a cidade”, explica Márcia Santos.
Dados – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). No último ano, de janeiro a outubro, foram diagnosticados 28 casos de câncer de próstata pela rede pública de Jacareí. Neste ano, até outubro, foram registrados 38 casos.
Segundo a secretária de Saúde, Rosana Gravena, “o número se deve, principalmente, pelo aumento das ações de prevenção à saúde do homem, mutirão de consultas e melhora no acesso aos serviços de especialidade. Resultado de esforço da equipe de saúde para identificar precocemente a doença e iniciar o tratamento com rapidez”.