A Prefeitura de Jacareí estabeleceu normas para captura e guarda de animais de grande porte soltos nas vias de Jacareí, por meio do Decreto Nº 1176, publicado no Boletim Oficial do município desta sexta-feira (26).
A medida tem como objetivo garantir a segurança dos animais, ao realizar a captura e proteção adequada a eles, além de evitar acidentes de trânsito.
Com as normas, a Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança e de Defesa do Cidadão, com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente, deverá capturar o animal e acionar um médico veterinário.
O profissional, previamente credenciado e certificado, irá ao local imediatamente onde o animal se encontra para colher material e realizar exames laboratoriais.
Após a captura, o animal será encaminhado às dependências do abrigo conveniado com o município – a ETEC (Escola Técnica Estadual) ‘Cônego José Bento’, também conhecida como Escola Agrícola, e permanecerá no sistema de isolamento até o recebimento dos resultados dos exames.
Depois disso, o animal permanecerá por sete dias à disposição do seu proprietário, que para a retirada do animal deverá apresentar comprovante de documentos e de sanidade do animal e o pagamento das eventuais taxas e multas pertinentes. Além disso, deverá restituir as despesas relativas à estadia, captura, alimentação, exames e medicamentos.
Passando os sete dias, sem que o proprietário resgate o animal, este poderá ser doado prioritariamente para quem detiver a guarda nesse período ou para as instituições filantrópicas ou de ensino.
Com a medida, espera-se que reduza o número de animais soltos nas vias do município, garantindo a proteção destes, bem como a segurança dos condutores e pedestres em Jacareí.