O ‘Concurso Maria Callas’ já tem espaço no calendário jacareiense. Mas é em abril, mês de aniversário da cidade, que esse gênero musical ganha destaque com a final de um dos maiores festivais de canto erudito da América Latina.
Em sua 16a edição, o evento acontecerá de 7 a 13 de abril, nas cidades de São Paulo e Jacareí. Tendo a abertura oficial no último final de semana. As eliminatórias, no entanto, acontecem até o dia 10, no Teatro Sergio Cardoso. As semifinais e finais em Jacareí, acontecem de 11 a 13 de abril, no auditório da Secretaria de Educação.
Na quarta, as semifinais acontecem às 17h. Na quinta, às 18h, acontecem as finais. Na sexta, às 20h, acontecerá um recital de premiação.
Nomes como Sabino Lenoci (Itália), José Velasco (Espanha) e Richard Martet (França), além de nomes da cena lírica internacional irão compor o júri do concurso.
Premiação – Os prêmios aos vencedores serão feitos em dinheiro (de R$ 2 mil a R$5 mil) e papéis na temporada 2018 da Associação Amigos Teatro Lírico de Equipe.
Maria Callas – Maria Callas foi uma soprano grega, considerada a maior celebridade da ópera do século XX e a maior cantora de todos os tempos. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações de profunda análise psicológica, caráteres que levaram-na a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. Seu repertório, por sua vez, variava de ópera-séria clássica para as óperas bel canto de Donizetti, de Bellini e de Rossini e, ainda, para as obras de Verdi, de Puccini e de Wagner.