Biblioteca abre inscrições para cursos de Braille, Soroban e Baixa Visão

0 0

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares” (Av. Nove de Julho, 215, Centro), da Secretaria Municipal de Educação, está com as inscrições abertas para os cursos de Braille, Baixa Visão, Soroban e Soroban Avançado, que fazem parte do projeto “Desvendando a Deficiência Visual”.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de maio, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A ação oferecerá estes cursos como processos facilitadores para a inclusão social, educacional e cultural dos deficientes visuais, possibilitando a reflexão de valores daqueles que não foram preparados para a inclusão no cotidiano.

O curso “Baixa Visão” tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral sobre questões teóricas da deficiência visual, por meio de vivências e práticas do cotidiano das pessoas deficientes. Serão abordados também, temas sobre as principais patologias que causam a baixa visão, recursos ópticos e não ópticos de visão, os novos paradigmas conceituais da acessibilidade e da deficiência visual, bem como o desenvolvimento de crianças e adultos em processo de reabilitação.

No curso de “Braille”, os alunos terão acesso às normas técnicas dessa transcrição, e aos subsídios teóricos fundamentais do sistema de escrita. O objetivo da ação é fazer com que os interessados se transformem em multiplicadores do sistema de escrita e leitura Braille.

O curso abrangerá também, assuntos relacionados à simbologia, estrutura e aplicação do código Braille, técnicas de escrita e leitura, métodos de transcrição e adaptação de aulas e materiais pedagógicos.

Já nas aulas de “Soroban”, os alunos serão capacitados a realizarem cálculos matemáticos com ajuda do ábaco japonês. No curso serão transmitidos os aspectos técnicos e metodológicos do Soroban, incluindo cálculos matemáticos das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação.

Será tratada, também, a utilização do Soroban em jogos e no processo pedagógico de numeração das pessoas cegas ou com baixa visão.

A novidade de 2018 é o módulo Soroban Avançado, destinado às pessoas que já sabem utilizar o método. Nesse curso serão apresentadas as operações matemáticas com números fracionados, além dos conjuntos numéricos racionais, irracionais e reais.

Mais de 300 pessoas – O projeto “Desvendando a Deficiência Visual” formou mais de 300 pessoas nos cursos oferecidos na Biblioteca Municipal “Macedo Soares” em 2017. A ação foi selecionada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, o SISEB, como uma das atividades mais inovadoras em Bibliotecas Públicas do país, sendo escolhida para ser apresentada durante o 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

No ano de 2018, o projeto foi ampliado, passando a oferecer cursos de informática, Braille e Soroban exclusivamente para pessoas com baixa visão ou cegueira.

A professora Mônica de Oliveira, responsável pelo projeto, reforça que no segundo semestre de 2018 serão oferecidos ainda outros dois cursos, Orientação em Mobilidade e Áudio Descrição. “São cursos modernos, que utilizam as técnicas mais avançadas de acessibilidade tanto para autonomia dos deficientes visuais quanto para sua inserção no mundo digital, através da áudio descrição”, comenta.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino enfatiza que a ação em 2017 foi um sucesso, transformando a Biblioteca Municipal em referência regional na inclusão dos deficientes visuais, “tanto que outros municípios do Estado acabaram implementando o mesmo projeto em suas bibliotecas”.

Maria Thereza lembra ainda que a ação faz parte do Programa “Jacareí Cidade Leitora”, que visa estimular a leitura na cidade. “A leitura se dá a partir de vários aspectos, tanto visuais quanto sensoriais. Portanto, oferecer cursos que objetivam incluir cada vez mais os deficientes visuais no cotidiano da sociedade, está diretamente relacionado com o objetivo do programa Jacareí Cidade Leitora, que é possibilitar novas leituras de mundo a todos os munícipes”, finaliza.

Datas e Horários – Confira abaixo as datas e horários de cada curso, e os documentos necessários para a inscrição:

Baixa Visão – Carga Horária: 40 horas – Turmas: 2 – Vagas: 14 por turma

Horário: Turma I – Quinta-feira das 8h30 às 10h

Turma II – Quinta-Feira das 13h30 às 15h

Soroban – Carga Horária: 60 horas – Turmas: 2 – Vagas: 12 por turma

Horário: Turma I – Terça-feira das 8h30 às 10h30

Turma II – Terça-feira das 13h30 às 15h30

Soroban Avançado – Carga Horária: 20 horas – Turmas: 1 – Vagas: 12

Horário: Sexta-feira das 8h30 às 10h30

Braille – Carga Horária: 60 horas – Turmas: 2 – Vagas: 12 por turma

Horário: Turma I – Quarta-feira das 8h30 às 10h30

Turma II – Quarta-feira das 13h30 às 15h30

Documentos Necessários: 2 fotos 3×4 iguais e recentes, documento de identidade com foto, comprovante de endereço recente (pode ser de outros municípios);

Mais Informações: [email protected] ou pelo telefone (12) 3959 2258.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *