Câmara de Jacareí debate fim de intervenção da prefeitura na Santa Casa

0 0

A Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira (8) a primeira audiência pública para discussão do fim da intervenção da Prefeitura Municipal na gestão da Santa Casa de Misericórdia em Jacareí.

 

O evento foi realizado sob a coordenação da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social (CSAS) e contou com a presença dos vereadores Rodrigo Salomon (PSDB), Márcia Santos (PV) e Luís Flávio (PT), respectivamente presidente, relatora e membro da Comissão, além dos vereadores Juarez Araújo (PSD), Lucimar Ponciano (PSDB), Sônia Patas da Amizade (PSB), e do secretário municipal de Governo, Celso Florêncio de Souza.

 

Segundo o secretário de governo a Prefeitura de Jacareí não há devolução da gestão da Santa Casa enquanto a irmandade não recuperar a segurança administrativa, organizacional e financeira. “Estamos no início do processo de devolução, que é complexo. Hoje a irmandade está tentando se reestruturar para que, no futuro próximo, consiga reassumir a gestão da Santa Casa. A Prefeitura não devolve a Santa Casa para a irmandade se não houver segurança jurídica para todos”, disse Celso Florêncio.

 

Atualmente a Santa Casa possui um corpo diretivo e organizacional que permite a continuidade dos serviços prestados à população, apesar de uma dívida que atualmente está em torno de R$ 100 milhões. “Estamos mantendo o patamar da dívida e esse montante é muito pesado para o município assumir, por isso é preciso tratar com responsabilidade essa questão antes de iniciar ou pensar em qualquer processo de devolução”, afirmou o secretário.

 

Ainda segundo Florêncio 75% dos recursos de custeio da Santa Casa são provenientes da administração municipal. Com o fim da intervenção, a intenção da prefeitura é que a irmandade tenha capacidade para buscar outras formas de captação de recursos e investimentos para gestão dos serviços prestados à população. “Pensamos, por exemplo, em modelos que possam atrair universidades para elevar a qualidade dos serviços”, disse.

 

Na opinião do presidente da Comissão a decisão sobre o fim da intervenção será feita no Plenário da Câmara. “Talvez este seja o ato mais importante do mandato desta legislatura”, afirmou o vereador Rodrigo Salomon. Ainda segundo Salomon “é preciso entender como será feito o atendimento à população seja por meio de uma organização social seja por intermédio de uma instituição de ensino, assim como compreender como será feito o pagamento sobre as dívidas que foram contraídas pela Santa Casa em nome da Prefeitura”.

 

Para o vereador Luís Flávio a decisão sobre o fim da intervenção é um processo de decisão colegiado que passa pela responsabilidade da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Santa Casa. “Não podemos ter opiniões fechadas a respeito do assunto. É preciso compreender a real situação da Santa Casa antes de decidir sobre o fim da intervenção, afinal a Santa Casa é o único hospital público de Jacareí”, disse o vereador.

 

Histórico – A Santa Casa está sob intervenção da Prefeitura de Jacareí desde 2003, na gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza. A última renovação contratual aconteceu em novembro de 2018 – na atual gestão do prefeito Izaias Santana – que prorrogou o prazo por mais seis meses, período para que a prefeitura pudesse finalizar estudo de dívidas e de comprometimento futuro de receitas da entidade.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *