Jacareí promove Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas

0 0

A Prefeitura de Jacareí, em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), realiza o Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas, na próxima quarta-feira (26), às 8h, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Lamartine Delamare, n° 69, Centro.

O cronograma do evento será:

8h- Credenciamento

8h30 – Abertura

9h20 – Apresentação COMAD

9h30 – Apresentação do COALIZÃO (encontro entre a sociedade civil e o poder público visando informar e debater políticas públicas de combate às drogas)

9h40 – Apresentação da Comunidade Terapêutica

9h50 – Depoimento de Volner Antunes Lemos

10h – Palestra “Redução de Danos”- com o médico psiquiatra Luis Fernando Alvares Jorjão e Aldemyro Rolim

11h – Depoimento de Luciana Ferreira – Guri na Roça

11h15 – Perguntas e depoimentos espontâneos

12h – Apresentação Projeto Batalha do Trilhos com Betinho Zulú

O público alvo do evento são os servidores públicos das secretarias municipais, empresas, universidades e escolas públicas e privadas, além de representantes de todos os setores da sociedade e estudantes. O evento visa conscientizar e unir sociedade civil e poder público na prevenção ao uso de álcool e drogas.

Andrea Silva, presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e da Supervisão do CAPS AD III, da Secretaria Municipal de Saúde, uma das organizadoras do evento, afirma que “a ação de prevenção é fundamental no combate ao uso de entorpecentes”. Segundo ela, o índice de efetividade da prevenção é muito maior do que oferecer tratamento após o usuário fazer uso de drogas ilícitas.

Conselho – O Conselho Municipal Antidrogas –COMAD foi criado pela Lei n.º 4.619, de 27 de junho de 2002, regulamentada pelo Decreto n.º 399, de 15 de agosto de 2002, se constitui como órgão colegiado, de caráter opinativo e fiscalizador, nas questões referentes às drogas, mantido pelo Poder Público Municipal e vinculado à Secretaria de Saúde, com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, com a função de coordenar as atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pelo desenvolvimento das ações previstas na lei, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais existentes no município, dispostas a cooperar com o esforço municipal.

Dessa forma o COMAD integra-se ao esforço nacional de combate às drogas, dedicando-se- ao pleno desenvolvimento de ações referentes à redução do uso e abuso de drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas.

O relatório aponta também a existência de uma média de 27 milhões de usuários de drogas problemáticos – aqueles que consomem drogas regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas, a escolha de uma data especifica é para que toda a sociedade tenha a oportunidade de refletir sobre de que forma está sendo enfrentada a questão dos psicotrópicos no país e pensar estratégias de integração das ações do poder público e da sociedade civil.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *