Jacareí intensifica ações para a população de rua neste inverno

0 0

Com a chegada do inverno, Jacareí por meio da Secretaria de Assistência Social intensificou as ações voltadas para a população de rua do município.

Desde maio, o serviço especializado de abordagem social ampliou o seu horário de atuação. Os agentes comunitários percorrem o município das 7h às 22h, de segunda à sexta-feira, assegurando o trabalho social de abordagem e a busca ativa na identificação de territórios e pessoas em situação de rua.

Já a Operação Inverno foi iniciada no início de junho e vai até o dia 31 de julho, podendo ser prorrogada até agosto, caso as temperaturas continuem baixas. A ação acontece das 19h às 22h e é composta por profissionais agentes sociais, agentes comunitários, assistentes sociais e motorista, além participação de um profissional do consultório na rua, para o oferta dos serviços de saúde.

Neste último final de semana, 6 e 7 de julho, devido às baixíssimas temperaturas em todo o estado de São Paulo, a Operação Inverno aconteceu até às 00h.

O objetivo da ação é ofertar os serviços da assistência social, para que a população de rua possa ser encaminhada para casa de passagem, evitando mortes por conta do frio na rua. Se necessário, também é acionado o SAMU ou ofertado o retorno para a casa para àqueles com residência fixa, além da oportunidade de banho, pernoite e alimentação.

Os munícipes são atendidos no Centro POP e os migrantes são encaminhados para a Casa de Passagem.

Segundo a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, a ação intensificada é de extrema importância para acessar todas as pessoas que estão em situação de rua. “Sabemos sobre os riscos da baixa temperatura, e por isso, nossas equipes estão desenvolvendo um trabalho diário com o propósito de oferecer uma oferta de serviços qualificados em nosso município. O olhar humanizado e o respeito às pessoas fazem toda a diferença nesse momento”, conclui.

Centro POP

O Centro POP é um serviço de atendimento da Secretaria de Assistência Social de Jacareí que oferece atividades para ajudar os usuários a reconstruírem seus vínculos com a sociedade e com a família. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua dos Ferroviários, 126, no Jardim Mesquita.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *