Proerd entrega certificados para 6 escolas municipais

0 0

A primeira cerimônia de encerramento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) será realizada na Sala Ariano Suassuna (EducaMais Jacareí), nesta quinta-feira (1º), às 9h e às 14h, para alunos das escolas municipais: Verano Câmara, Delly Gaspar, José Éboli de Lima, Célia Guedes, Ricardina dos Santos Moraes, Maria Tereza Ganassali e Tito Máximo.

Cerca de 580 alunos da rede municipal de ensino participarão da formatura. O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as prefeituras e tem como objetivo prevenir o uso de drogas entre alunos do 5º ao 7º ano, do Ensino Fundamental, na faixa etária de 09 a 12 anos.

Proerd – Desde 1983, quando foi criado, o programa Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção.

O objetivo do programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias  atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

Materiais utilizados – Os materiais utilizados pelo policial Proerd na aplicação das aulas são fornecidos pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH), e consistem em livros do estudante e álbum seriado que conduzem o aluno de forma positiva e com a clareza necessária.

Existem materiais específicos para cada faixa etária, assim como para os pais e instrutores, visando uma abordagem atualizada sobre o problema das drogas e da violência. São 10 lições, de 45 a 60 minutos, a serem ministradas, obrigatoriamente, pelo Policial Militar fardado, nas Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, nos 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, sendo cada aula aplicada 01 (uma) vez por semana, durante o trimestre letivo.

Propícia um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Público alvo – O público alvo do Proerd são os alunos das escolas públicas e particulares, matriculados desde a Educação Infantil e aos primeiros anos, 5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental. Resultado da pesquisa dos níveis de satisfação, realizado pela USP, afirma que o Proerd é percebido positivamente pelos pais e o corpo docente das escolas onde é aplicado. Escolas participantes de Jacareí e dia da formatura:

01/10 – EMEFs Aluízio do Amaral, Claudia Mª Gaspar Q. do Prado, Silvia Aparecida Barreto, Décio Moreira, Joaquim Passos e Silva, Lamartine Delamare, Ottília Arouca.

07/11 EMEFs Beatriz Junqueira, Santa Rosa, Tarcísio F. Barbosa, Mª Regina Cachuté, Silvio Silveira, Beatriz Junqueira, Hugo Del Mônaco.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *