Jacareí realiza ‘Semana do Ciclista’

0 0

Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizará a ‘Semana do Ciclista’ entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30), com palestras, blitzes educativas, panfletagens e conscientizações nas principais vias e pontes do município.

 

A campanha tem o objetivo de promover o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres, e conscientizar a população para que tenham boas atitudes promovendo mais segurança no trânsito. Outra proposta é também estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e a prática esportiva como instrumento de qualidade de vida, utilizando sempre os equipamentos de proteção.

 

Ações Educativas – Durante a campanha haverá a instalação de ‘ciclo rotas’ na Ponte Nossa Senhora do Rosário visando conscientizar os ciclistas para que andem na mesma ‘mão de direção’ dos veículos, garantindo maior segurança aos usuários da via.

 

Serão feitas blitzes educativas em pontos estratégicos com maior circulação de ciclistas, onde estes serão abordados junto aos motoristas e motociclistas, recebendo material educativo e orientações de agentes de trânsito.

 

Além disso, haverá ações de conscientização nas ruas e nas ciclovias e ciclo faixas da cidade, abordando os ciclistas e ouvindo suas reclamações, elogios e sugestões para melhorias da malha cicloviária do município.

 

Dicas da Campanha

 

Sempre utilize os equipamentos obrigatórios de segurança como espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais. O capacete, apesar de não obrigatório, ajuda na proteção;

Opte por ciclovias ou ruas mais tranquilas;

As calçadas são para os pedestres;

Nunca pedale na contramão dos veículos, seja em ruas ou estradas;

Sinalize com os braços na direção em que pretende virar e atenção redobrada nas esquinas onde muitos carros fazem conversão. Se for seguir em frente também sinalize;

Fone de ouvido aumenta a distração e prejudica a percepção sonora.

Não pedale em zigue zague, mas sempre em linha reta;

Use roupas claras ou chamativas, principalmente quando for pedalar à noite;

Tome cuidado com a abertura das portas dos carros estacionados;

Não fixe o olhar em um único ponto, mantenha a visão do conjunto do trânsito;

Bicicleta é um veículo. Respeite a sinalização de trânsito.

Dados – Segundo dados do Infosiga/SP, no estado de São Paulo, 39% dos acidentes fatais envolvendo ciclistas ocorrem entre 18h e 24h.

 

Em Jacareí, foram 67 acidentes envolvendo bicicletas no primeiro semestre de 2017, sendo dois com vítima. Noprimeiro semestre de 2018 foram 50, sendo dois com vítima fatal, mas em Rodovia. Já no primeiro semestre de 2019, em 70 acidentes, uma morte foi registrada, tratando-se de ciclista.

 

Espera-se que ao final da campanha seja diminuído o número de acidentes com ciclistas e estes por sua vez respeitem ainda mais as regras do Código de Trânsito Brasileiro e assim a bicicleta passe a ser usada com mais frequência pela população da cidade de Jacareí.

 

Confira a programação completa

 

Segunda-feira (26)

7h30 às 8h30 – Blitz Educativa (Rodovia Nilo Máximo).

16h30 às 17h30 – Blitz Educativa (Av. Presidente Humberto A. C. Branco).

19h às 20h – Palestra no EducaMais Jacareí sobre Segurança no Trânsito para os Ciclistas com Marcos Roberto Ribeiro, professor de Educação Física, ciclista paralimpico 4 vezes campeão brasileiro na classe C1, trabalha com o projeto Pedal na Escola. Palestra aberta ao público.

 

Terça-feira (27)

11h30 às 12h30 – Conscientização (Ponte Nossa Senhora da Conceição – São João).

 

Quarta-feira (28)

8h30 às 10h30 – Blitz Educativa (R. Moisés Ruston, Av. Anésia Ruston, R. JB Duarte e Av. Eng. Davi M. Lino).

16h30 às 17h30 – Blitz Educativa (Ponte Nossa Senhora da Conceição – São João e Ponte Nossa Senhora do Rosário – Flórida).

 

Quinta-feira (29)

8h às 10h – Conscientização (Av. São João, Praça Independência, Ponte Nossa Senhora da Conceição. R. Quinze de Novembro e R. Alfredo Schurig).

13h30 às 14h30 / 14h30 às 16h – Conscientização (R. Dr. Lúcio Malta, Av. Cel. Carlos Porto, Av. Nove de Julho e Praça Raul Chaves e Rodovia Nilo Máximo).

 

 

Sexta-feira (30)

9h – Experimento social com os motoristas da JTU “Sentindo na Pele” na garagem da empresa onde estes vivenciarão a experiência de um ciclista ao ser ultrapassado por um ônibus.

16h30 às 17h30 – Av. Getúlio Vargas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *