“Segunda Sem Carne” vira referência para outras cidades

0 0

A merenda de Jacareí vem sendo referência para outros municípios. O Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação recebeu no último dia 26, a visita de representantes do município de Jaboticabal- SP. Eles entraram em contato com a Prefeitura de Jacareí interessados em conhecer a Alimentação Escolar do município, em especial a Campanha “Segunda Sem Carne”.

 

O município de Jaboticabal está iniciando a implantação desta campanha e visitou Jacareí com o intuito de conhecer mais as ações que a prefeitura tem realizado, “por estar sendo considerado um dos municípios-referência no Estado de São Paulo, devido ao olhar sustentável que apresenta por meio da Alimentação Escolar”, explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Emily Mota.

 

Um dos assuntos abordados durante a reunião com o município de Jaboticabal, foi a importância de realizar inovações, tanto nas receitas dos cardápios da Alimentação Escolar, como no investimento de capacitações com as merendeiras.

 

A Campanha Segunda Sem Carne foi implantada nas escolas municipais de Jacareí em fevereiro de 2018, desde o início do novo contrato da Alimentação Escolar, sendo mais uma das melhorias implementadas pela prefeitura. Acontecia uma segunda-feira por mês nos cardápios dos alunos, mas a partir deste mês de agosto/2019 foi ampliada para duas segundas por mês, com a novidade da inclusão dos leites vegetais, como o leite de soja e o de arroz. Para verificar a aceitação destes novos alimentos nos cardápios, o Setor de Nutrição da SME está realizando testes de aceitação com os alunos.

 

“Adotar esta campanha é pensar no meio ambiente, pois a pecuária está diretamente ligada com o desmatamento e gastos elevados com água, e também pensar na saúde, tendo em vista que uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade e outras. Além disso, a Segunda Sem Carne incentiva o consumo de uma maior variedade de alimentos pelos alunos, ampliando o paladar dos mesmos”, disse a nutricionista.

 

Paul McCartney – A Campanha Segunda Sem Carne está presente em mais de 40 países e é encabeçada pelo cantor Paul McCartney, que divulgou nas redes sociais em seu show em São Paulo, no primeiro semestre deste ano, uma foto com os alunos de Jacareí se alimentando de um cardápio da Segunda Sem Carne.

 

“Ele orientou que continuemos com um bom trabalho”, destacou Emily, acrescentando que a divulgação gerou uma enorme satisfação e motivação para todos os envolvidos na Alimentação Escolar do município. “Divulgações como esta aumenta a adesão da campanha pelos pais dos alunos da rede e incentiva outros municípios que ainda não aderiram à mesma”, falou.

 

“As merendeiras das escolas municipais de Jacareí também recebem capacitação semestralmente sobre ‘Boas Práticas de Manipulação de Alimentos’, conforme prevê a legislação da área, além de serem acompanhadas diariamente por nutricionistas, que realizam reorientações, se necessário, e acompanham todo o processo que envolve a qualidade da Alimentação Escolar”, informou a nutricionista.

 

A última capacitação ocorreu no mês de julho de 2019 e mais uma vez apresentou inovações. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa responsável pela Alimentação Escolar do município, a SHA (Santa Helena Alimentos), ofereceu uma capacitação prática de culinária vegetariana com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho de nutrição feito nas escolas.

 

As aulas ocorreram no Laboratório de Técnica Dietética da UNIP e contou com a participação de chefes de cozinha da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e da HSI (Humane Society International). As merendeiras aprenderam, na prática, a fazer novas receitas vegetarianas com a intenção de servir alimentos mais saudáveis aos alunos e ao mesmo tempo garantir a aceitação dos alimentos servidos nos dias da Campanha Segunda Sem Carne.

 

“A importância de uma alimentação saudável com produtos nutritivos e de qualidade, como forma de melhorar o desenvolvimento e até prevenir doenças, é o objetivo da rede municipal de ensino, que conseguiu implantar desde 2018, mudanças bem significativas na Alimentação Escolar de Jacareí”, completou Emily.

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *