Ação da Santa Casa conscientizará sobre doação de órgãos

0 0

No próximo dia 27 (sexta-feira), será celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que marca a campanha Setembro Verde e, para reforçar a relevância do gesto, a Santa Casa de São José dos Campos realizará ação de conscientização, das 9h às 13h, na Praça Afonso Pena, no Centro. A instituição filantrópica é referência em transplante de fígado e em janeiro recebeu credenciamento para transplante de rins e retirada de órgãos e tecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Panfletos serão distribuídos e equipe da Santa Casa explicará sobre as causas de uma possível necessidade de transplante e dará orientações sobre como funciona o processo de doação de órgãos, já que o desconhecimento é uma das principais causas de recusa, por parte dos familiares que perderam um ente querido. Na Santa Casa de São José dos Campos, de janeiro de 2015 a julho deste ano, dos potenciais doadores, vítimas de morte encefálica notificadas na entidade, em 71,5% dos casos as famílias recusaram a doação de órgãos.

Após a morte encefálica (perda completa e irreversível das funções cerebrais), constatada por médicos com capacitação específica, é possível doar córnea, coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, intestino delgado, tendões, ossos e pele. Cada doador pode salvar oito vidas ou mais.

A ação também ressaltará a importância de a pessoa tornar conhecido o seu desejo de ser um doador de órgão. “Muita gente argumenta não saber se o familiar gostaria de ser um doador. Então, é importante que a pessoa expresse em isso em vida. Pode parecer estranho falar sobre a questão quando se está saudável, mas a compreensão sobre o assunto se torna mais fácil nesse momento, do que explicar a questão em uma situação na qual a família está extremamente abalada”, fala o coordenador do setor de transplantes da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Jorge Padilla.

Serviço

Campanha Setembro Verde (Santa Casa de São José dos Campos)

Data: 27 de setembro (sexta-feira)

Horário: Das 9h às 13h

Local: Praça Afonso Pena (Centro)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *