Jacareí promove a Semana “Setembro Azul”

0 0

A Secretaria Municipal de Educação promove a “Semana Setembro Azul”, de 23 a 30 deste mês, nas unidades escolares, representando a comemoração do Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, e as conquistas da comunidade Surda Brasileira.

O evento representa as ações pertinentes e significativas para os alunos e profissionais da educação das redes municipal e estadual, que atuam com surdos, sendo primordial a participação e execução das ações. Para este ano foi feita também uma parceria com o Instituto Federal e com os alunos surdos da Rede Estadual de Educação.

O tema de mobilização da semana será “Minhas mãos, minha história!”. Os espaços educacionais realizarão ações de conscientização sobre uso da Libras, Cultura, ensino bilíngue para alunos surdos e a interação de todos nas unidades escolares.

Na próxima quinta-feira (26), no EducaMais Jacareí, haverá um encontro com todos os alunos e parceiros surdos que contarão suas experiências, principalmente na Língua de Sinais. O objetivo do encontro é enfatizar a valorização da Língua de Sinais, proporcionar o protagonismo surdo, expressando que estes alunos são capazes, desde que sejam respeitados seus direitos e principalmente à identidade como pessoas surdas.

Confira o cronograma das atividades

24/09 – Período de trabalho do professor intérprete de libras – Ações de conscientização dos alunos

25/09 – Período de trabalho do professor intérprete de libras – Ações de conscientização dos alunos

26/09 – Das 13h30 às 16h30 – EDUCAMAIS JacareíEncontro: Setembro Azul “Minhas mãos, minha história! ” – Alunos com deficiência auditiva e surdez da rede municipal e estadual de educação.

27/09 – 13h30 – 16h30 – Instituto Federal de Jacareí(Rua Antônio Fogaça de Almeida, 200, Jd. América) Tema “Librando no Instituto Federal” – Recepção dos alunos com deficiência auditiva e surdez da Rede Municipal e Estadual de Jacareí – Contação de histórias em Libras -Tour pelo IFSP – Piquenique

30/09 – 18h às 20h30 – Instituto Federal de Jacareí (Rua Antônio Fogaça de Almeida, 200, Jd. América).Formação para mediadores de Libras/Português: Capacitação profissional, ética e atuação na área educacional com o tema “Compartilhando boas Práticas”

Atendimento – Os alunos surdos do município vêm sendo atendidos pela Secretaria Municipal de Educação por meio de uma perspectiva bilíngue na inclusão. Eles são acompanhados por um professor intérprete de libras em sala de aula, que realiza a adaptação do currículo pedagógico para a Educação Inclusiva.

Os alunos frequentam duas vezes por semana o AEE – D.A (Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva). Esse professor especialista realiza o atendimento com o aluno e familiares. Os professores intérpretes têm formação específica a cada quinze dias.

“Nossos alunos surdos precisam de estímulos à comunicação em língua de sinais, compreensão orofacial, mas em principal a leitura e escrita em língua portuguesa”, disse a professora formadora da área de D.A/Libras da Secretaria Municipal de Educação, Renata Rossi.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *