Sete novos bairros começarão a ter Coleta Seletiva de resíduos

0 0

Sete novos pontos de coleta seletiva (resíduos recicláveis) estarão sendo implantados no município a partir desta semana, nos bairros Jardim Colônia, Santo Antônio da Boa Vista, Jardim Leblon, Jardim Paraíso, Parque dos Sinos, Residencial Santa Paula e Villa Branca.

 

A meta da Secretaria de Meio Ambiente é atender 100% da área urbana da cidade até dia 31 de dezembro deste ano. Os bairros que ainda não estão contemplados com a coleta seletiva, podem separar seus materiais recicláveis e levá-los em um dos nove LEVs (Locais de Entrega Voluntária) em funcionamento no município.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza Pública, avisa que a coleta é fixa, tanto a seletiva quanto a domiciliar, sem alterações. A seletiva é realizada uma vez por semana, e a domiciliar é diária nas áreas centrais e três vezes por semana nos bairros.

 

Para saber o dia que a coleta de resíduos úmidos (domiciliares) e secos (recicláveis) passa no bairro é só entrar no site da prefeitura (cidadão-Calendário de Serviços de Meio Ambiente) www.jacarei.sp.gov.br e conferir o calendário de serviços da Secretaria de Meio Ambiente. O dia da coleta dos resíduos úmidos não será alterado.

 

Moradores das novas regiões atendidas podem começar a separar o lixo seco do orgânico. A Diretoria de Limpeza Pública informa que a Coleta Seletiva é o recolhimento de resíduos secos como papéis, plásticos, metais e vidros, que são deixados na porta das casas e retirados para que os cooperados possam continuar a usufruir desta renda.

 

A Secretaria de Meio Ambiente pede que os munícipes separem os resíduos secos dos úmidos (restos de comida, frutas, papel molhado) e coloquem nos dias corretos da Coleta Seletiva, que não são os mesmos da Coleta de Resíduo Úmido (domiciliares).

 

A Coleta Seletiva é fonte de renda para 40 catadores da Cooperativa Recicla Jacareí, que o município mantém convênio. Todo material reciclável coletado no município é encaminhado para a Cooperativa. Esses produtos passam por triagem e são vendidos para as empresas.

 

Confira os novos bairros, dias e horários da Coleta Seletiva:

 

– Parque dos Sinos: terça-feira, com início no dia 03 de setembro;

 

– Jardim Colônia, Santo Antônio Boa Vista, Jardim Leblon e Jardim Paraíso: quarta-feira, com início no dia 04 de setembro;

 

– Residencial Santa Paula e Villa Branca: sábado, com início no dia 07 de setembro.

 

“Campanha Porta a Porta” – Antes de iniciar esta coleta nos bairros selecionados, a mesma Secretaria, por meio da Diretoria de Sustentabilidade e Educação Ambiental/NEA em parceria com a Cooperativa Jacareí Recicla, realizou a “Campanha Porta a Porta”, informando aos moradores de cada um destes bairros, sobre as respectivas datas destas coletas e orientando sobre a correta forma de descartar os resíduos domésticos, ou seja, como separar corretamente os resíduos úmidos dos resíduos secos, assim como a necessidade de colocá-los para coleta no dia correto.

 

Participaram desta ação cinco cooperados da Cooperativa Jacareí Recicla e quatro educadores ambientais da Equipe NEA – Núcleo de Educação Ambiental, devidamente identificados e com materiais informativos que foram entregues aos munícipes.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *