Viveiro Municipal estará aberto no domingo para população

0 0

O projeto “Viver o Viveiro”, da Secretaria de Meio Ambiente, abrirá as portas no próximo domingo (29) do Viveiro Municipal “Seo Moura”, das 8h às 16h, para a visitação da população. Quem ainda não conhece poderá conferir de perto esta área verde de 600 mil metros quadrados, e participar de uma série de atividades, entre elas trilhas, jogos e brincadeiras. O espaço fica na estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.

“A população tão pouco interage com o Viveiro, demonstrando sentimento de pertencimento e responsabilidade com o local. Será uma excelente oportunidade de realização de ações educativas no que tangem ao meio ambiente e à sustentabilidade”, destaca Ana Quina, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental.

Confira a programação do “Viver o Viveiro” do dia 29:

8h às 9h20 – Trilha moderada para 30 participantes

8h às 16h – “Caixa Literária”

8h às 16h – Jogos e Brincadeiras: badminton, dama, xadrez e dominó

8h às 16h – Orientação “Correto Descarte de Resíduos”

9h às 11h – Intervenção Cultural “Se esta arte fosse minha?” (LIC-Lei de Incentivo à Cultura)

9h30 às 10h30 – Oficina de Produção de Mudas

9h30 às 10h30 – Yoga

10h30 às 12h- Vivências Ambientais

10h às 11h –  Trilha Leve para 30 participantes

10h30 às 13h30 – Plantas Medicinais: usos e cultivos

10h30 às 12h – Oficina de Geotintas para 30 participantes

13h30 às 15h – Oficina de Compostagem para 20 participantes

14h às 15h – Trilha leve para 30 participantes

14h30 às 16h – Intervenção Cultural “Se esta arte fosse minha?” (LIC-Lei de Incentivo à Cultura)

15h às 16h – Vivências Ambientais

Para fazer a trilha é necessário usar repelente, tênis, calça comprida e boné. As inscrições podem ser feitas no início de cada atividade. A meta é que o projeto seja realizado sempre no último domingo do mês. A Secretaria de Meio Ambiente orienta ainda que no Viveiro, não é permitido o uso de churrasqueiras, som alto e o consumo de bebidas alcoólicas em nenhum espaço. Os alimentos a serem consumidos devem ser trazidos prontos e com mínimo de resíduos. Não é permitida a entrada de animais de qualquer porte.

Tradicional – O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí “Seo Moura” , é um patrimônio natural na zona urbana de Jacareí. Foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007.

O Viveiro possui uma ampla e diversificada flora que abrange árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, cobras, tucanos, jacus, papagaios, aranhas, borboletas, louva-deus, dentre outros. Para além da fauna e da flora riquíssimas, compõe o espaço, um Casarão Centenário que foi uma fazenda de café, um Anfiteatro, Bambuzais, Composteira, Jardim de Plantas Medicinais, Estufa para produção de mudas medicinais que são doadas aos munícipes, estufa para produção de árvores que auxiliam na arborização e recuperação das áreas verdes da cidade, cinco nascentes perenes que auxiliam no abastecimento do Rio Paraíba do Sul e algumas trilhas ecológicas, onde os visitantes têm a possibilidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora local, além de ampliar e potencializar as sensações e percepções referentes à biodiversidade do lugar.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *