Escola aprende Educação Financeira com visita ao Asilo

0 0

As escolas municipais de Jacareí estão finalizando seus projetos de Educação Financeira, dentro do programa “Matematicando”, realizado durante todo o ano de 2019 pela Secretaria Municipal de Educação. Na EMEF Neusa Teodoro de Azevedo, no bairro Vila Zezé, por exemplo, o tema do projeto foi “Poupando para um Natal Feliz”, em que os alunos arrecadaram dinheiro em um cofrinho na sala, e compraram material de higiene pessoal para os idosos do Asilo Lar Fraterno da Acácia.

 

A entrega dos produtos foi na última quinta-feira (28), com a coordenação das professoras Sheila Machuca e seus alunos do segundo ano, e Silmara Francisca Gomes Maurício com alunos do quarto ano. Para a diretora Daniela Fernandes Lemes de Aquino Lima, “foi muito especial e emocionante a visita”.

 

O tema foi realizado durante todo o segundo semestre, com a principal motivação de implantar esse projeto e tornar consciente a Educação Financeira. O projeto Poupando para um Natal Feliz visa além da matemática, a construção de um pensamento solidário, dando ênfase também a cidadania, desenvolvendo a empatia e a cooperação.

 

Os objetivos do cofrinho foram planejar, orçar, poupar e estabelecer compromissos, para calcular os valores acumulados, além de familiarizar os alunos com o sistema monetário e desenvolver atitudes de cooperação e solidariedade.

 

Os professores apresentaram um cofrinho para as turmas, em roda de conversa, com questionamentos sobre para que serve e se eles costumam ter em casa. Foi explicado que o cofrinho seria coletivo das turmas, com o objetivo de presentear idosos de um asilo no final do ano.

 

Diariamente os alunos foram incentivados a colaborar com moedas. Foram apresentadas as moedas de Real, conversando sobre o valor de cada uma. Na roda de conversa, foram orientados sobre os possíveis presentes para os idosos, com lista e votação.

 

Teve pesquisa de preços em hipermercados, com as turmas divididas em grupos. Foi feita uma tabela de valores para comparar os resultados. Foram feitas as contas sobre o valor poupado após a abertura do cofrinho, para verificar se os alunos conseguiram alcançar a meta dos presentes para os idosos.

 

Em seguida foi planejada a visita com as turmas, do dia da visita e ações para o asilo, com a apresentação de um coral de músicas natalinas. Toda a comunidade escolar foi sensibilizada para a solidariedade em relação ao próximo com a campanha de doação de lenços umedecidos, fraldas geriátricas e hidratantes.

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *