Risco de fortes chuvas deixa Defesa Civil de Jacareí em alerta

0 0

A tarde de quarta-feira (4) foi de fortes chuvas em Jacareí, com um acumulado de 30,3 milímetros de água. Segundo a Defesa Civil de Jacareí, alguns bairros tiveram problemas de alagamento, causados pelo volume acentuado de chuva.

 

Segundo o índice pluviométrico enviado pela Casa Militar do Estado de São Paulo, houveram regiões da cidade em que se choveu 40mm de água em menos de uma hora, número este que ultrapassa a possibilidade de drenagem dos bairros. “Temos uma cidade em que a maioria dos locais é asfaltado. Logo, a única possibilidade de drenagem são as bocas de lobo. Com esta quantidade tão alta de água, é muito difícil ter uma drenagem que sustente”, explicou o gerente da Defesa Civil, José Donizete Martins Toledo.

 

No entanto, segundo ele, quando obras como a de drenagem do São João e os piscinões do Turi estiverem concluídos, os números de casos serão ainda menores. “Por exemplo, na região central os piscinões do Turi, mesmo sem estarem finalizados, já seguraram muito bem o volume de água e alguns locais que costumavam encher de água já não passaram por isso”, seguiu Toledo.

 

Alguns tradicionais pontos de alagamento da cidade, como a região do Jardim Flórida e do Jardim Emília, além da avenida Siqueira Campos, não tiveram ocorrências de alagamentos.

 

A Defesa Civil de Jacareí recebe diariamente uma previsão pluviométrica prevista para a cidade. A partir dela, se programa para realizar a ronda e executar serviços emergenciais, caso sejam feitas denúncias. Na tarde de ontem (4), a Defesa Civil esteve nos bairros Jardim Luiza e Parque dos Sinos atendendo ocorrências após o Córrego Seco transbordar.

 

Além disso, foram registrados deslizamentos de terra na Avenida Davi Monteiro Lino e Jardim do Marques. Também atenderam na rua Santa Helena, devido a obra de drenagem do SAAE que está em andamento. Por fim, equipes da Secretaria de Infraestrutura já estão atuando na estrada do Bom Jesus, após quedas de árvores que impediam o trânsito no local.

 

Nesta sexta-feira (6), a expectativa é de pancadas de chuva em Jacareí. Diante disso, a Defesa Civil estará com equipes em regime de plantão para atender as demandas da população.

 

A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, responsável pela Defesa Civil, reforça a importância de que a população faça as denúncias no 199, para que seja realizada a vistoria por parte das equipes.

 

SAAE – O SAAE (Serviço Autônomo de Água de Esgoto) informa que a obra de Drenagem do São João ainda não foi concluída, a mesma está em execução no trecho próximo à padaria Chispita.

Ainda serão implantadas redes e bocas de lobo, para captação das águas de chuva que descem do Terras de Santa Helena, Residencial Fogaça e proximidades.

Na próxima segunda-feira (09) haverá reunião socioambiental sobre a obra de drenagem, no Educamais São João às 18:30, para apresentação dos trechos concluídos e dos novos trechos que serão executados.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *