Programa de desastres naturais beneficia alunos de Jacareí

2 0

Jacareí aderiu ao programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), que garante a promoção da iniciação científica, popularização da ciência e prevenção em desastres naturais aos alunos da rede pública municipal de Educação.

As crianças contarão com oficinas do programa WASH e do CEMADEN Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A implantação do programa no município é resultado da adoção desta metodologia pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Instituto Federal – Campus Jacareí.

O WASH tem como principal objetivo a promoção de oficinas com temas STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics / tradução: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública –, com alcance em todo território brasileiro. Sua proposta atende às diretrizes da nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

O programa oferece, em parceria com entidades promotoras que adotam a metodologia, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, num contexto de valorização da autonomia dos estudantes. Nesta primeira etapa do WASH e do CEMADEN Educação em Jacareí, a Secretaria Municipal de Educação irá definir as primeiras escolas a serem atendidas pelo programa, mas a intenção é levar as temáticas de prevenção de desastres naturais, gradativamente, para todas as escolas da cidade. A cidade conta com 31 escolas municipais.

Capacitação de professores – O programa promoverá atividades/oficinas para os professores da Rede Pública de Jacareí no mês de março, nos períodos da manhã, tarde e noite. Serão realizadas oficinas sobre as temáticas de educação em redução de riscos e desastres.

A reunião que definiu a implantação do WASH e do CEMADEN Educação em Jacareí foi realizada em janeiro na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Educação da cidade. Participaram a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Cyrino; o coordenador do Programa WASH perante o CNPq, o físico Victor Pellegrini Mammana; as pesquisadoras do CEMADEN, a antropóloga Rachel Trajber e a geógrafa Débora Olivato; e, ainda, coordenadores do Programa WASH no campus de Jacareí e Campos do Jordão, a arquiteta Lea Dobbert e o engenheiro civil Luiz Gustavo Oran, respectivamente.

Também integraram esse encontro, representantes da equipe técnica do WASH e do CEMADEN Educação, a psicóloga Ana Carolina de Deus Soares; da equipe técnica pedagógica da rede municipal Olívia Oliveira e Ana Lucia Salinas, e a supervisora de projetos técnicos educacionais, Ana Paula Paiva.

Durante a reunião, Mammana apresentou as principais diretrizes para o funcionamento do programa, além de destacar o papel das equipes da Secretaria de Educação na mobilização e engajamento da comunidade escolar para o sucesso do WASH e do CEMADEN Educação.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *