Campanha de Vacinação contra a Influenza começa hoje

A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

Nesta primeira etapa da campanha, que vai do dia 23 de março até o dia 13 de abril, serão vacinados dois grupos prioritários para o fortalecimento da imunidade diante das medidas de prevenção ao Coronavírus (COVID-19). São eles: idosos e profissionais de saúde.

Todos os idosos, com mais de 60 anos, receberão a aplicação da vacina em seus domicílios, com a visita de um auxiliar de enfermagem e um Assistente Comunitário de Saúde (ACS), compondo a estratégia de Saúde da Família. Os pacientes serão avisados, seja por telefone ou presencialmente, dentro das possibilidades das equipes. Respeitando as orientações de prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19), a Secretaria de Saúde de Jacareí decidiu evitar a circular deste grupo (considerado de risco) em todas as Unidades de Saúde.

Já os profissionais de saúde serão vacinados nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades Municipais de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Orientações de segurança, como o posicionamento das pessoas em uma distância segura de 1 metro uma das outras, serão adotadas.

Vale ressaltar que todos os profissionais da rede municipal de saúde de Jacareí receberam capacitação para os cuidados e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), e o uso de máscaras é apenas para a pessoa que apresente sintomas ou para os profissionais da saúde, durante o contato com o sintomático respiratório.

Próximas Etapas – A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será do dia 16 de abril até 8 de maio, com foco nos portadores de doenças crônicas, que serão vacinados em pontos de apoio, como escolas e igrejas, além de professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, que receberão a vacina nas Unidades e Saúde.

A última etapa, com o “Dia D” previsto para 9 de maio, será destinada aos funcionários do sistema prisional e pessoas de 55 a 59, que receberão a vacina também em pontos de apoios. E, as Unidades de Saúde estarão preparadas para receber crianças de 6 meses e até 6 anos de idade, gestantes e puérperas. Mais perto das datas, as informações completas serão divulgadas.

População em Situação de Rua – As pessoas em situação de rua receberão vacina pela equipe do Consultório na Rua, composta por profissionais multidisciplinares, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais, que vão a campo, de forma itinerante, levar o cuidado integral à saúde das pessoas em situação de rua, com alta vulnerabilidade social.

3 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
100 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close