Campanha contra o Sarampo continua em Jacareí

0 0

Desde o dia 14 de julho, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, está promovendo a campanha de imunização contra o sarampo em Jacareí. Até o dia 31 deste mês de agosto, os munícipes podem comparecer em suas unidades de referência de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha de imunização contra o sarampo está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Municipais de Saúde da Família.

Para as faixas etárias que incluem crianças de seis meses a adultos de 29 anos, são analisadas as cadernetas de vacina e a aplicação será priorizada para os munícipes que ainda não foram vacinados. Já para a população de 30 a 49 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar suas unidades de saúde de referência. Vale ressaltar que pessoas com histórico de alergia grave a ovo não podem receber a dose da vacina (que será a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola).

Dia ‘D’ – No sábado, 22 de agosto, será realizado o dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo em Jacareí. Das 8h às 17h, os munícipes poderão comparecer nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Santo Antônio e Santa Cruz dos Lázaros, e nas Unidades Municipais de Saúde da Família do Jardim Vale, São Silvestre, Santo Antônio da Boa Vista, Igarapés, Jardim Yolanda, Cidade Salvador, Rio Comprido, Jardim Emília, Parque Meia Lua, Parque Brasil e Jardim das Indústrias.

A doença – O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.

De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), especialistas na área da saúde estão reforçando a imunização do sarampo em tempos de pandemia devido ao novo Coronavírus, pois tanto o sarampo quanto o coronavírus são doenças respiratórias graves, com sintomas muito parecidos.

Depois de anos sem registro de mortes por sarampo, o Brasil viveu um surto da doença em 2018, com mais de 10 mil casos. Por isso, o país perdeu o certificado de erradicação do vírus.

No ano do surto, Jacareí não teve casos. Já em 2019, foram registrados 12 casos confirmados de sarampo, sem registros de óbitos. Neste ano, até aqui, foram registrados dois casos, sem óbitos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *