Campeonato Paulista de XV é cancelado e Jacareí Rugby não terá jogos oficiais da modalidade em 2020

0 0

“Ficaríamos mais surpresos se tivéssemos uma confirmação, né”. Foi com essa frase que o coordenador esportivo do Jacareí Rugby, Júlio Faria, iniciou sua fala sobre o cancelamento do Campeonato Paulista de XV 2020. Com o avanço da pandemia de coronavírus no Brasil, era questão de tempo até o torneio estadual também ser cancelado, a exemplo do Campeonato Brasileiro de XV. Dessa forma, o clube não terá jogos oficiais da modalidade em 2020.

Para o Jacareí Rugby, a decisão é novamente a mais sensata para o momento. O cenário da doença no país ainda preocupa com quase quatro milhões de casos no país e mais de 120 mil mortes pela Covid-19. Além de tudo isso, não haveria tempo hábil para uma preparação correta para a realização do torneio, já que os clubes não estão realizando treinamentos em campo desde o mês de março.

“É a decisão mais sensata para o momento. Existe uma melhora nos números da pandemia, mas sem uma definição por parte governamental do retorno dos esportes coletivos de contato. Isto implica diretamente na preparação dos atletas, onde estaríamos assumindo um risco quanto a integridade dos participantes, visto o pouco tempo de preparo que estas indefinições nos traz e as condições mínimas para entrar em campo”, explicou Júlio.

O ano de 2020 tem sido um ano de bastante aprendizagem para os clubes e para o Jacareí Rugby não está sendo diferente. A equipe teve que se reinventar para manter a estrutura do clube funcionando e os jogadores ativos durante o período, mesmo com o isolamento social.

“É um ano de muito aprendizado pelas experiências vividas. No âmbito esportivo, as diferentes ferramentas encontradas para engajar e envolver os atletas nas atividades, treinadores se capacitando e se reinventando formas de ensino, atletas se adaptando e buscando manter contato com rugby. Já na gestão, a lição também foi dura, visto a necessidade de se manter uma estrutura administrativa com poucos recursos, as decisões em paralisações e cortes foram as mais difíceis”, analisou Júlio.

Mesmo sem um calendário com jogos de XV, o clube tem procurado manter o vínculo com os atletas e está se planejando desde já para o retorno aos treinos, mesmo que seja no fim do ano ou início de 2021.

“Sabemos que um dos maiores viés da participação dos atletas com o rugby é devido ao contexto social e as interações que o esporte proporciona. O fato de não ter competição não parará nossos esforços para retornar alguma atividade ainda neste ano. Estamos trabalhando junto a Federação e Confederação para implementar um plano e protocolo de retorno para os clubes junto ao governo. O momento é delicado, mas estamos trabalhando para conseguir oferecer condições de retorno segura junto a estes órgãos”, completou Júlio.

Apesar disso, o clube segue com atividades virtuais durante uma vez na semana para os atletas de todas as categorias do clube. Além do Jacareí Rugby, participariam do Campeonato Paulista as equipes: São José Rugby, Poli Rugby, Pasteur, Engenharia Rugby, Tucanos e SPAC. O clube jacareiense iniciou sua participação na 1ª Divisão do Campeonato Paulista em 2014 e desde 2016 termina a competição entre os quatro primeiros.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *