Julho Amarelo: Prefeitura de Jacareí promove campanha para conscientização sobre hepatites virais

0 0

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início no mês de julho à campanha ‘Julho Amarelo’, com objetivo de alertar e conscientizar a população sobre as hepatites virais, que são doenças silenciosas que acometem o fígado, podendo levar a situações graves, como cirrose, câncer e até a morte, se não forem tratadas.

Durante todo o mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além do Laboratório de Infectologia, realizarão o teste rápido para as pessoas interessadas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

“É muito importante fazer o diagnóstico precoce da hepatite, pois se trata de uma doença que tem tratamento, inclusive ofertado gratuitamente pelo SUS. Os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso é muito importante fazer o teste e iniciar o tratamento o quanto antes, para evitar as consequências mais graves da doença”, explica a Dra. Suzana Silveira, infectologista e Diretora do Serviço Integrado de Medicina de Jacareí.

O resultado do teste fica pronto entre 20 e 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, o paciente é orientado e encaminhado para dar início ao tratamento. Em caso de dúvidas, ligue: 3955-9653.

Hepatites Virais

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por meio de sangue contaminado presente em objetos, como agulhas e alicates de unhas, uso de material não esterilizado em procedimentos cirúrgicos, colocação de piercing e tatuagens, e também por meio de sexo desprotegido.

Os vírus também podem ser transmitidos pela mãe ao seu bebê durante a gravidez, no momento do parto ou durante a amamentação. Por isso, é importante tomar a vacina contra a hepatite B, que é ofertada em todas as Unidades de Saúde do município gratuitamente.

Pessoas em Situação de Rua

Em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Jacareí, equipes da Secretaria de Saúde irão aplicar o teste rápido em pessoas em situação de rua, que são acompanhadas pelo Centro Pop e Casa de Passagem. Também será realizada a conscientização em relação à transmissão da doença e, caso algum morador teste positivo, será encaminhado para o tratamento via SUS.

 

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *