Chegada da primavera é celebrada com plantio de 50 mudas de árvores em Jacareí

4 0

Reconhecendo a importância e a contribuição das árvores para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e em razão da chegada da Primavera nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, através das Diretorias de Sustentabilidade e Educação Ambiental e de Parques e Áreas Verdes, convidou servidores de todas as secretarias, autarquias e fundações da cidade, para, juntos, realizarem um grande plantio de árvores nativas, no Viveiro Municipal “Seo Moura”.

Ao todo, 50 mudas foram plantadas na manhã desta quarta (22), respeitando o distanciamento social e os protocolos de segurança no combate à pandemia, numa ação que integrou os servidores e serve de símbolo num momento tão delicado. “A gente espera que a Primavera e as novas mudas sejam uma representatividade para um novo tempo, mais florido e esperançoso para todos”, disse Carolina Xavier, diretora de Sustentabilidade e Educação Ambiental de Jacareí.

Uma cápsula do tempo foi enterrada próxima às novas mudas, contendo os melhores desejos e energia dos participantes, num momento de emoção e corrente por dias melhores. Ao fim do evento, foi servido chá de erva cidreira, colhida no próprio Viveiro.

Áreas Verdes de Jacareí

Além de diversas praças e espaços públicos espalhados por toda a cidade, Jacareí conta com grandes áreas para lazer e preservação da fauna e flora. Acompanhe, a seguir, um breve resumo desses locais e os horários atuais de funcionamento.

Parque Linear Cassununga

– Rua Salvador Preto, Campo Grande. Permanentemente aberto.

Construído a partir de uma revitalização de toda a área que antes era ocupada pelos trilhos da rede ferroviária (RFFSA), no bairro Campo Grande. Tem pista de caminhada, área de descanso, praças com bancos, ciclovia, paisagismo, iluminação, pergolados, gramados e academia ao ar livre.

Parque Linear Tupinambás

– Avenida São Jorge, na altura do encontro com a rua João Virgílio, no Jardim Santa Marina. Permanentemente aberto.

Localizado na região em que foi descoberta o primeiro sítio arqueológico de Jacareí, em 1987, pertencente ao povo indígena Tupinambás. O espaço tem quase 10 mil m², com 525 metros lineares, contemplando áreas de convivência, gramado, brinquedos, ciclovia, arborização e o paisagismo.

Viveiro Municipal Seo Moura

– Estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande. Aberto entre segunda e sexta-feira, das 8h às 16h30.

O tradicional Viveiro Municipal de Jacareí é um patrimônio natural na zona urbana de Jacareí. Foi idealizado e criado pelo ambientalista Francisco de Moura, “Seo Moura”, falecido em 8 de junho de 2007. São 600 mil metros quadrados com árvores nativas e exóticas, incluindo algumas pertencentes à Mata Atlântica. Abriga diversos animais, como lagartos, tatus, esquilos, tucanos, jacus e papagaios. Conta, ainda, com um casarão centenário que foi uma fazenda de café, distribuição de mudas para a população, um anfiteatro, bambuzais, composteira, Jardim de Plantas Medicinais, trilhas ecológicas e cinco nascentes.

Atenção: retirada de mudas e marcação de horário para fazer trilha necessitam de agendamento pelo telefone: (12) 3953-6822.

Parque da Cidade

– Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, aberto diariamente entre 6h às 22h.

Complexo que reúne equipamentos esportivos, de cultura e lazer, conta com árvores grandes que formam um pequeno bosque, nascentes, jardim japonês, pista de caminhada, sinal de internet gratuito e espaço para diversão de adultos, crianças e terceira idade. Toda essa área deixa os visitantes mais próximos da natureza no coração da cidade.

Parque dos Eucaliptos

– Avenida Nove de Julho, aberto diariamente das 6h às 20h.

Área de 28 mil metros quadrados com brinquedos, quiosques, academia de ginástica ao ar livre, pista de skate, lago, palco para shows, pista infantil para Educação do Trânsito e jardins, ao lado da Biblioteca Municipal. Sem falar no espaço para pets, com alegria e diversão.

Dia da Árvore e Chegada da Primavera

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como principais objetivos conscientizar a população sobre a relação com o meio ambiente e reforçar o cuidado com as árvores. A data, que é celebrada em outros dias dependendo do país ou região, foi escolhida no Brasil por ser véspera do início da Primavera. Por aqui, a Estação das Flores começa dia 22 de setembro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *